terça-feira, 6 de junho de 2023

ESTAMOS PREPARADOS?

 Meditação Diária

06 de junho

ESTAMOS PREPARADOS?

Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, pegando as suas lamparinas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram imprudentes, e cinco, prudentes. Mateus 25:1, 2

Os capítulos 24 e 25 de Mateus formam uma unidade em que o tema é a segunda vinda de Cristo. Eles enfatizam que essa será uma ocasião de juízo. Os fiéis receberão a recompensa; os demais, a merecida punição. Para ilustrar, Jesus contou cinco parábolas cujo propósito é ensinar como viver enquanto Ele não vem. Cada uma destaca um aspecto.

Vamos ver a parábola das dez virgens. Elas representam o povo de Deus. De um modo muito especial, ilustram a igreja que viverá nos últimos dias, aguardando a segunda vinda do Mestre. Os dois grupos, prudentes e imprudentes, representam duas classes dentro da igreja que dizem estar à espera de Jesus.

A parábola mostra que o preparo para o retorno de Cristo inclui a posse da lâmpada, a Palavra de Deus (Sl 119:105). Precisamos ter um amplo conhecimento de seus princípios, suas doutrinas e lições espirituais. Além disso, é necessário que possuamos rica medida daquele azeite precioso que simboliza o Espírito de Deus. A mudança que Ele opera em nossa vida nos torna uma luz no mundo (Zc 4:1-6; 1Sm 10:1, 6; Ez 36:26, 27).

Por algum tempo, foi impossível notar a diferença entre as dez moças encarregadas de iluminar o caminho e o local da festa. Todas possuíam lâmpadas. A princípio, todas tinham suas lâmpadas acesas. Todas aguardavam o noivo. Todas adormeceram. Todas ouviram o anúncio de que o esposo estava chegando. Contudo, a vinda do noivo demonstrou que havia uma marcante diferença: cinco levaram azeite de reserva enquanto outras cinco não. Por isso, cinco delas são chamadas de prudentes, e as outras cinco, de imprudentes; cinco lâmpadas continuaram brilhando, as outras cinco se apagaram; cinco moças entraram na festa e participaram dela, mas as outras cinco ficaram de fora. A diferença, portanto, estava na quantidade de azeite que levavam consigo, ou seja, a medida da presença do Espírito Santo em cada uma.

Jesus voltará! Estamos preparados? Possuímos, de fato, a Palavra de Deus? Ela está enraizada em nosso coração? Temos sido submissos à guia do Seu Espírito? Ele tem controlado nossa vida?

https://mais.cpb.com.br/meditacao/estamos-preparados/
https://youtu.be/1dfMREbsptw

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...