terça-feira, 13 de junho de 2023

ENSINE CEDO

 Meditação Diária

13 de junho

ENSINE CEDO

Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. Provérbios 22:6

Cada gênero literário da Bíblia deve ser interpretado segundo suas próprias características. No caso dos provérbios, eles devem ser entendidos como uma categoria especial de verdade mais geral e sugestiva e não como promessas categóricas e infalíveis. Um provérbio apresenta um objetivo a ser alcançado e o melhor procedimento a ser adotado para se chegar até ele. Mas não é um caminho infalível. É apenas o melhor caminho.

Observe, por exemplo, o texto de hoje. Esse provérbio implica um objetivo: alguém durante toda a sua vida andando em um bom caminho, sem se desviar dele. O texto também apresenta o melhor procedimento a ser adotado por pais e educadores para que isso ocorra: aproveitar a infância para a transmissão de valores. Se esse texto fosse de outro gênero literário, por exemplo, epistolar, poderia ser entendido como uma promessa que, sempre que atendidas as condições, se cumpriria. Mas não é esse o caso. O texto é um provérbio. Embora aponte o melhor caminho, este não é infalível. Pode não dar certo.

Pense nisto: no ambiente perfeito do Céu se perderam muitos anjos, e no ambiente perfeito do Éden todos os humanos se tornaram pecadores. Então, se o próprio Deus, apesar de Seu caráter perfeito e de Seu poder infinito, não evitou que alguns de Seus filhos se perdessem, como poderia exigir de um pai, fraco e pecador, que todos os seus filhos andassem nos retos caminhos?

A lição desse provérbio é: Você quer que seu filho forme um bom caráter e seja uma boa pessoa? Não espere ele crescer. Ensine-o enquanto ele ainda é criança. E nunca desanime de ensinar nem imagine que seus esforços estão sendo em vão. Educar é uma tarefa constante que exige entrega pessoal, paciência diante das falhas e disposição para recomeçar sempre.

Lembre-se ainda de que faz bem quem ensina pelas palavras e faz melhor quem ensina pelo exemplo. Peça hoje a Deus que faça de você a referência que seus filhos ou os mais jovens precisam para não se desviarem do reto caminho ou retornarem para ele.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/ensine-cedo/
https://youtu.be/aLy0t6wY5pI

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...