quarta-feira, 10 de maio de 2023

Salmos 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 4 – Este Salmo complementa o anterior. Na realidade, o Salmo 4 foi escrito durante os mesmos acontecimentos do Salmo 3. Se o Salmo anterior era matutino, este é vespertino: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança”. Com tais palavras, Davi conclui este Salmo.

Segundo alguns cálculos, uma pessoa de 70 anos terá dormido em média 30 anos. Um tempo como esse é tão significativo que merece uma profunda reflexão, você não acha? Então, veremos a teologia do sono:

Entre deitar à noite e levantar pela manhã existe um milagre, o ato de dormir. O sono vem, simplesmente vem sem precisar apertar qualquer botão. Parece simples, contudo, é interessante: Um milagre fantástico. John Piper salienta que “Deus nos chama para a cama como pacientes com uma doença. A doença é a tendência crônica de pensar que estamos no controle e que nosso trabalho é indispensável”.

O sono é mais que artigo de luxo, é um convite em forma de oferta concedido pelo idealizador e criador do ser humano. O sono é um chamado claro pedindo-nos para abandonar a carga da preocupação e o peso da ansiedade sem precisar fazer nada senão deitar-se, relaxar e dormir. Uau! Inacreditável!

Enquanto a agitação impera durante o dia, trazendo correria, resolução de problemas, enfrentamento de desafios para administrar a vida estressante, a calmaria impera à noite sugerindo entrega, renúncia; deste modo, dormir é um ato de fé e confiança.

Dormir implica despreocupar-se com o futuro, abandonar o medo, e passar o controle da situação para Deus! Consequentemente, dormir será um tempo de sossego, restauração e renovação física, mental e espiritual descansando na certeza de que é o Senhor quem sustenta a vida!

Davi revela que em Deus podemos dormir em paz, porque é Ele quem nos dá segurança (Salmo 4:1-3), Ele é misericordioso e perdoa-nos quando nos arrependemos de nossos pecados (Salmo 4:5-6), e Ele é certamente a verdadeira fonte da alegria humana (Salmo 4:6-8).

Este Salmo nos incentiva a ter confiança profunda em Deus e a buscar Sua justiça e retidão a fim de que aquietemos nosso coração; desta forma, poderemos dormir tranquilos e em paz mesmo sobrevivendo num mundo agitado.

É disso que todos nós precisamos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...