segunda-feira, 29 de maio de 2023

Salmos 23 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 23
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 23 – Este precioso Salmo está emoldurado por dois outros Salmos maravilhosos, que dão maior relevância à mensagem deste.

Hernandes Dias Lopes observa que “há uma estreita conexão entre os Salmos 22, 23 e 24. O Salmo 22 apresenta Jesus como o Bom Pastor que deu a vida pelas Suas ovelhas, no Salmo 23 Ele é o Grande Pastor que vive por Suas ovelhas e, no salmo 24, é o Supremo Pastor que voltará para galardoar as Suas ovelhas. Jesus é o Bom, o Grande e o Supremo Pastor. Ele ama Suas ovelhas, cuida delas, deu Sua vida por elas e as guiará à casa do Pai, à bem-aventurança eterna”.

De fato, através destes três Salmos, podemos contemplar a magnitude do amor e do cuidado de Jesus por Suas ovelhas, desde o sacrifício redentor na cruz, passando pelo cuidado constante e providência divina em sua trajetória nesta vida, até a promessa da glória futura.

No Salmo 22, Jesus entrega Sua vida pela salvação dos perdidos. Sua entrega na cruz foi um ato de amor indescritível, onde Ele suportou dores físicas, emocionais e espirituais para reconectar os miseráveis pecadores com Deus.

No Salmo 23, Jesus é retratado como o Grande Pastor que vive por Suas ovelhas. Da mesma forma que um pastor atento e cuidadoso, Ele supre todas as necessidades dos Seus seguidores, guia-os por caminhos seguros e oferece conforto mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Sua mensagem revela a relação íntima entre Cristo e Seus seguidores, proporcionando-lhes descanso, refrigério e proteção. Jesus realmente demonstrou esse papel perfeitamente ao longo de Seu ministério terrestre, demonstrando Sua compaixão, misericórdia e provisão, acolhendo todos aqueles que se aproximavam dEle e confiavam em Seu cuidado. Ao ascender aos Céus e adentrar no Santuário Celestial cumprindo a função de Sumo Sacerdote, Jesus continuou acolhendo aos que O buscam com sinceridade (Hebreus 2:14-18; 4:14-16).

J. R. Littleproud divide o Salmo 23 em três partes interessantes:

• Segredo de uma vida feliz – todas as necessidades supridas (Salmo 23:1-3).
• Segredo de uma morte feliz – todos os temores removidos (Salmo 23:4-5).
• Segredo de uma eternidade feliz – todos os desejos satisfeitos (Salmo 23:6).

Contudo, antes de desfrutar dos privilégios de ter o Senhor como Pastor, é importante render-se a Ele como uma submissa ovelha! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O CRISTÃO E A VERDADE

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 30 de setembro https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-cristao-e-a-verdade/ O CRISTÃO E A VERDADE Seguindo a verdade em amor,...