quinta-feira, 4 de maio de 2023

Jó 40 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jó 40
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JÓ 40 – Por que Deus faz perguntas para responder perguntas?

Com suas perguntas Deus levou a mente de Jó para o espaço sideral e para o zoológico (Jó 39). “‘Por que?’, perguntei a mim mesmo”, escreve Charles Swindoll. “O que uma visita ao espaço exterior ou uma viagem ao zoológico tem a ver com a ideia de consolar Jó, apesar daquelas feridas em toda a sua pele?’ Tudo o que Deus precisava fazer era um gesto e remover todas na mesma hora. Elas teriam desaparecido de uma vez e para sempre. Mas Ele não fez isso”.

Respostas a perguntas com outras perguntas pode ser uma estratégia maravilhosa para ativar a mente de quem só olhava para si mesmo, preso em seu pequenino mundinho!

Será que foi para isso que Deus empanturrou Jó com dezenas de perguntas, quando Jó havia elabora as suas e esperava respostas?

Refletindo sobre Deus em relação a Jó, David Atkinson comentou: “Venha comigo, Jó; veja essas coisas, maravilhe-se com elas; aprecie todas. Você não pode controlá-las, mas elas estão sob o meu controle... ‘Você jamais será o que deveria ser, até que saia de si mesmo e ande entre elas’. Talvez seja por isso que Deus leva Jó nessa visita – para mostrar a Sua majestade em Suas obras: para tirar Jó de si mesmo, distraí-lo de sua miséria, ampliar os seus horizontes, fazendo-o contemplar a majestade criativa e doadora de vida de Deus, e especialmente para capacitá-lo a ver a si mesmo em um novo cenário”.

Como Jó reagiu à forma inesperada de Deus responder suas inquietações? Jó respondeu positivamente (Jó 40:3-5). E, “se você tomar tempo para analisar [suas] palavras, verá que Jó dá três respostas. A primeira é de humildade [‘sou indigno]. A segunda é de alívio [‘o que posso replicar?]’. E a terceira é uma resposta de entrega [‘ponho a mão na minha boca’]. Isso era tudo o que Deus desejava ouvir”.

Ou seja,

• Reconhecer nossa insignificância perante Deus é essencial para cultivar um coração humilde e submisso.
• Aprender a confiar na sabedoria de Deus, mesmo em meio aos caos, nos permite encontrar alívio e paz cercados pelas incertezas.

Antes de aprender com a atitude de Jó, devemos aprender o que Deus quer nos ensinar! Assim, reavivaremo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Os três filtros

  Devocional Diário Os três filtros Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem. Mateus ...