quarta-feira, 3 de maio de 2023

AQUELE QUE REVELA

 AQUELE QUE REVELA

Bendito seja o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque Dele é a sabedoria e o poder! [...] Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido. Daniel 2:20-22

Uma das doutrinas básicas do cristianismo é a da revelação. Revelar é tornar conhecido, desvendar, manifestar. Deus tem revelado muitas verdades, sobre Si mesmo, Seu caráter, Seu amor, Seu interesse em nossa salvação, Seus feitos, Seus planos para o futuro e tantas coisas mais. Em toda a Bíblia, Ele é apresentado como um Deus que fala. Assim, o cristianismo é uma religião revelada, e sua origem é o próprio Deus. A revelação que Deus concede possui algumas características:

É progressiva – Ao revelar suas verdades à humanidade em geral e aos indivíduos, sabendo que somos pecadores, fracos e imperfeitos, o Senhor o faz pouco a pouco, conforme nossa capacidade de compreensão e nossas necessidades. O próprio Jesus, quando viveu entre nós, não nos ensinou todas as coisas, mas declarou que no futuro receberíamos maior revelação (Jo 16:12, 13).

É limitada – O entendimento de um determinado assunto depende, em primeira instância, não de nossa inteligência ou esforço, mas de haver ele sido revelado ou não por Deus. Dizem as Escrituras: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos” (Dt 29:29). Desse modo, há coisas reveladas e coisas encobertas. Nosso interesse, tempo e esforço devem ser dedicados à compreensão daquilo que foi revelado. Aquilo que Deus não revelou não deve ser investigado, pois é impossível de ser compreendido.

É necessário também ter em mente que não é porque um assunto foi revelado que ele é de fácil compreensão. Há algumas verdades que, mesmo reveladas, exigem muita oração, estudo e dedicação para ser compreendidas.

É suficiente para nossa salvação – Deus não nos revelou tudo, nem sabemos de tudo que gostaríamos para satisfazer nossa curiosidade, mas temos o suficiente para crer em Cristo como Salvador e assim herdar a vida eterna (Jo 20:30, 31; 21:25), quando então continuaremos a aprender, sempre, sem nunca chegar a esgotar todo o conhecimento.

Sejamos, hoje, obedientes a toda revelação que temos recebido do Senhor.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

3 de maio
https://mais.cpb.com.br/meditacao/aquele-que-revela/
 
https://youtu.be/xRr1U4Sa1iw

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...