sexta-feira, 5 de maio de 2023

DEUS CUIDA DE SEUS FILHOS

 DEUS CUIDA DE SEUS FILHOS

Quando Israel era menino, Eu o amei; e do Egito chamei o Meu filho. Oseias 11:1

Por meio do profeta Oseias, Deus relembrou as muitas demonstrações de amor e cuidado que manifestou a Israel desde a libertação da escravidão do Egito. Como um Pai amoroso trata o filho ainda menino, o Senhor amou Israel desde o início. Ele o tomou em Seus braços (Os 11:3), ensinou-o a andar (v. 4) e lhe deu de comer (v. 4). Contudo, o povo se desviou continuamente, firmando-se na idolatria (v. 2) e negando-se a voltar (v. 2, 7). Como eles não deram ouvidos à Sua voz, Deus anunciou que, apesar de Sua grande compaixão (v. 8), retiraria a proteção, de modo que eles seriam vencidos e levados em cativeiro para a Assíria (Os 11:6, 11; 13:16).

Segundo o profeta Oseias, o filho é Israel, e o chamado do Egito é aquele que Deus fez por meio de Moisés e que resultou no êxodo. Essa é, em resumo, a interpretação do texto. Entretanto, cerca de oito séculos depois de Oseias, Mateus usou o mesmo texto em outro contexto. Após contar sobre a fuga de José, Maria e o menino Jesus para o Egito a fim de escaparem da matança em Belém, Mateus citou parte do mesmo verso de Oseias e disse que este foi cumprido quando Jesus voltou do Egito com Seus pais (Os 2:15). Assim, no evangelho de Mateus, o filho é Jesus, e o chamado do Egito ocorreu quando “um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: ‘Levante-se, tome o menino e a Sua mãe e vá para a terra de Israel’” (Mt 2:19, 20).

Na verdade, quando o Espírito Santo levou Oseias a anotar as palavras “do Egito chamei o Meu filho”, já havia planejado que elas se referissem em primeiro lugar ao povo de Israel na época do êxodo e, em segundo lugar, ao menino Jesus, quando seus pais retornassem com Ele para o território de Israel. Portanto, o que Mateus fez foi uma reinterpretação do texto de Oseias, escrevendo sob a inspiração do Espírito de Deus.
Além disso, o capítulo 11 de Oseias possui aplicações para nós hoje. Somos filhos amados de Deus, e Ele cuida de nós, suprindo o que nos falta e conduzindo nossos passos. Reconheçamos Seu amor, ouçamos Sua voz e sigamos Seus planos para nossa vida. 

MEDITAÇÃO DIÁRIA

5 de maio
https://mais.cpb.com.br/meditacao/deus-cuida-de-seus-filhos/
https://youtu.be/r6jwZKX_Sf0

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...