sexta-feira, 5 de maio de 2023

Jó 41 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jó 41
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JÓ 41 – Deus é inusitado quando responde as inquietações humanas. Porém, Suas estratégias objetivando nos reerguer física, mental, emocional e espiritualmente funcionam quando nos rendemos a Ele inteiramente!

Encerrando Seu discurso, Deus fala sobre o Beemonte e o Leviatã (Jó 40:15-41:34).

• O que esses dois misteriosos animais têm a ver com a filosofia do sofrimento de Jó?
• Por que Deus traz à tona em Sua preleção, a descrição desses intrigantes animais?

O mais impressionante é a forma de Deus descrever estes dois animais. Ele o faz com uma dose de humor e ironia! Ele parece estar Se divertindo ao descrever a força e a impotência humana diante desses poderosos animais. É como Deus dizendo a Jó: “Você acha que pode controlar o Universo? Veja só esses animais que criei, são mais poderosos que você, e Eu consigo controlá-los!”

Pensar na possibilidade de Deus rir ou divertir-Se pode parecer estranha a muitos, principalmente quando se trata de um livro tão sério, filosófico e teológico como Jó.

Contudo, livrando-se de preconceitos, considerando atentamente a revelação provida pelo próprio Deus, é possível vê-Lo não apenas como um Ser de poder e justiça, mas também de humor, criatividade e didática para ensinar com diversão. E o mais incrível, Ele não faz isso para nos humilhar, mas para restaurar-nos, elevar-nos e transformar-nos!

Estes animais representam o mistério e a complexidade da criação, e nossa pequenez diante dela. Assim, somos incentivados como Jó, a reconhecer nossa total dependência da sabedoria, bondade e graça divina para nos guiar através não apenas do mistério da vida, mas também do mistério do sofrimento; sabendo que Ele nos ama e nos protege, mesmo diante das ameaças e mistérios da existência. E Ele sabe o que faz e é justo no que faz (Jó 40:7-14).

Descontraidamente, ilustrando Sua fala referindo-Se ao Beemonte e ao Leviatã, Deus revela estar acima de todas as coisas, ainda que nossa compreensão da criação e da vida seja absurdamente limitada e imperfeita (Jó 41:1-34).

Deus mostra que há muitas coisas que ultrapassam nossa compreensão e controle; por conseguinte, precisamos confiar nEle e em Sua sabedoria para enfrentar as dificuldades da vida. Pois, até as mais ferozes criaturas estão sob Seu controle; nem Satanás ultrapassa certos limites (Jó 1:1-2:13). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...