sexta-feira, 7 de abril de 2023

PESSOA SOLITÁRIA

 PESSOA SOLITÁRIA

O Senhor Deus disse ainda: “Não é bom que o homem esteja só.” Gênesis 2:18

Foi Deus quem nos criou. Ele conhece nossa natureza física, emocional e espiritual. Sabe perfeitamente o que é bom para nós e o que não é. No texto para nossa meditação, Ele diz que “não é bom que o homem esteja só”. Essa declaração divina diz respeito à dádiva de uma companheira para Adão. Refere-se a seu casamento. Contudo, é muito mais abrangente e nos apresenta o ser humano como havendo sido criado para viver em sociedade, não em solidão.

O que é solidão? É “o estado do que está só”. Solitário é aquele que vive longe dos outros. Essa distância e esse abandono não necessitam ser apenas físicos. Alguém pode estar assentado no meio de uma grande igreja, cercado por centenas de pessoas de todos os lados, ou pode andar em uma rua apinhada de gente e, ainda assim, ser uma pessoa solitária. Somos solitários quando os outros não nos entendem, quando não se preocupam conosco, quando não nos oferecem ajuda.

Diversos personagens bíblicos também passaram por situações de solidão. Um deles foi o salmista, que assim se expressou: “Sou como o pelicano no deserto, como a coruja das ruínas. Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados” (Sl 102:6, 7).

É verdade que alguns solitários vivem assim porque se afastaram do convívio social em razão de dores e sofrimentos que não conseguiram suportar e se fecharam em sua própria realidade. Mas isso não é tudo. Algumas pessoas levam uma vida solitária simplesmente porque nosso mundo é marcado pelo mal. O caráter e a vida são corretos e, justamente por serem bons em um mundo mau, são isolados pelos amantes do mundo. Sua conduta, suas palavras e seus motivos não são compreendidos nem apreciados.

Se você é uma pessoa solitária, examine-se bem. Peça a ajuda de Deus. Se chegar à conclusão de que o problema está em você mesmo, não desanime. Deus está disposto a perdoar e transformar sua vida. O filho pródigo estava só devido às decisões erradas que havia tomado, mas voltou para o pai, para o convívio da família e dos amigos, e foi muito bem recebido.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

7 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/pessoa-solitaria/
https://youtu.be/WTuZ_9xD0TE

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...