terça-feira, 4 de abril de 2023

DEUS SE LEMBROU

 DEUS SE LEMBROU

Ó Senhor, lembra-Te de que andei diante de Ti com fidelidade. 2 Reis 20:3

No Antigo Testamento, lembrar, em alguns textos, significa apenas meditar ou não esquecer. Em outros textos, é mais do que isso. Além de ser um ato mental, inclui uma ação. Esse é o caso de diversas passagens que se referem a Deus Se lembrando de algo ou de alguém. Quando é dito que Deus Se lembra, não significa que Ele havia esquecido algo e, então, voltou a pensar nisso, mas que chegou o momento de Ele agir.

Desse modo, a Bíblia diz: “Deus Se lembrou de Noé e de todos os animais […] que estavam com ele na arca” e logo acrescenta que Deus agiu para pôr fim ao dilúvio (Gn 8:1, 2). Semelhantemente, está escrito que, “quando destruiu as cidades da campina, Deus Se lembrou de Abraão”. Isso indica que havia chegado o momento de atender à oração intercessora de Abraão e, por isso, Deus providenciou para que Ló não perecesse na destruição de Sodoma (Gn 19:29).

Tempos depois, “os filhos de Israel gemiam por causa da sua escravidão. Eles clamaram, e […] Deus ouviu o gemido deles e lembrou-Se da Sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó […] e atentou para a situação deles” (Êx 2:23-25). Em seguida, Deus apareceu a Moisés em uma sarça ardente e o convocou para que libertasse Seu povo (Êx 3:7, 8, 10).

Há diversos relatos de pessoas que confiaram em Deus e que no momento de muita aflição oraram: “Lembra-Te de mim, Senhor!” Logo Deus agiu para atender ao seu clamor.

Esse foi o caso de Sansão. No final de sua vida, quando clamou para que Deus Se lembrasse dele e lhe desse força só mais uma vez, Deus ouviu sua oração. Imediatamente, com uma força extraordinária, ele findou a vida cumprindo sua missão (Jz 16:28-30).

Ana orou e chorou muito pedindo que Deus se lembrasse dela e lhe desse um filho. Então Deus agiu, e ela teve Samuel (1Sm 1:10, 11, 19, 20). O rei Ezequias, ao saber que teria poucos dias de vida, orou com muitas lágrimas, pedindo que Deus Se lembrasse dele, e o Senhor lhe concedeu mais 15 anos de vida (2Rs 20:2-5).

Você está aflito? Saiba que Deus é por nós. Hoje, você pode orar a Ele, dizendo: “Lembra-Te de mim, Senhor!”, e Ele agirá em seu favor.

MEDITAÇÃO DIÁRIA
4 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/deus-se-lembrou/
https://youtu.be/nltbeMfhitI

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...