sábado, 4 de março de 2023

Neemias 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 2 – Muros caídos não são questões tão críticas quanto o povo de Deus caído em pecado. Por isso, antes de orar pelo reerguimento dos muros de Jerusalém, Neemias orou para Deus erguer o povo de Jerusalém de seus pecados.

• Certamente, a proteção divina é melhor que a segurança provida por muros feitos por homens.
• A preocupação por qualquer situação crítica deve ser regada com muita oração.

Sem questionar seu irmão sobre não fazer nada para reverter o quadro deplorável dos muros de Jerusalém, Neemias orou pela reconstrução da espiritualidade dos exilados libertos que retornaram da Babilônia. Vimos no capítulo anterior que Neemias identificou-se com o declínio espiritual do povo de Deus. Baseando-se na revelação divina, reconheceu seus erros e os do povo.

• A lição é clara: A ignorância quanto aos nossos pecados revelará falta de transparência diante de Deus, o que impedirá Sua interferência em nossa história.

Após entender e confessar que o pecado pessoal faz parte do pecado coletivo, Neemias consagrou-se à perseverante oração, a qual durou aproximadamente quatro meses, capacitando-o a ser a resposta de Deus em prol do Seu povo aflito e desprotegido.

• Ainda que a questão requeresse extrema urgência, o tempo de Deus agir é melhor que nossas melhores ações independentes de Sua intervenção.

Neemias andava triste; sendo ele sincero e transparente, esboçou sua preocupação em seu semblante. O rei percebeu. Era arriscado trabalhar perturbado. Indagado pelo rei, Neemias orou antes de responder (Neemias 2:1-4). Será que Neemias ajoelhou-se nesta oração? Obviamente que não!

Nem toda oração deve ser realizada ajoelhado; além de inapropriado, às vezes é impossível ajoelhar-se, como a prece de Jesus pendurado numa cruz (Lucas 23:34, 46; Mateus 27:46).

Após consagrar-se por quatro meses, agora uma oração mental, discreta, silenciosa para Deus, no lugar de trabalho, diante do monarca persa, foi suficiente para obter o que tanto desejava, e além do que Neemias imaginava (Neemias 2:4-10).

Embora obtivesse favores do rei persa, sendo enviado com recursos e proteção a seus irmãos em Jerusalém para reconstruir o muro, entre os vizinho do povo de Deus Neemias enfrentou oposição (Neemias 2:11-20).

• Oposições sempre existirão contra as ações em prol da obra de Deus; contudo, a perseverança em confiar no Deus da obra resultará em magníficas vitórias!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...