sexta-feira, 17 de março de 2023

BÊNÇÃOS DA REVELAÇÃO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

17 de março
BÊNÇÃOS DA REVELAÇÃO

   Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Romanos 1:19

Temos algum conhecimento inato ou intuitivo sobre Deus. A ideia de que Ele existe está impressa na mente humana. Embora nossos conceitos sobre Ele precisem ser desenvolvidos, nossa percepção de Sua existência é imediata. Não exige um processo de raciocínio ou demonstração lógica (Rm 2:14, 15). Temos, também, um conhecimento adquirido sobre Deus, que vem mediante observação, estudo e reflexão acerca da revelação. Esse conhecimento, embora parcial, é verdadeiro e digno de confiança. O cristianismo é, de fato, uma religião revelada, e a revelação é aquela que Deus fez de Si mesmo: Seus atributos, Seu caráter, Seus feitos e Seus planos para nós.

   Essa revelação nos impede de adorar deuses de nossa própria imaginação, criados à nossa imagem e semelhança, e nos conduz a um melhor relacionamento com o Deus verdadeiro. Ela nos leva a conhecê-Lo mais e, por isso mesmo, a confiar Nele e amá-Lo com mais intensidade, a ter mais tempo para estar em Sua companhia e a Lhe prestar um culto mais aprazível, que se harmonize com Sua natureza (Hb 12:28, 29). Essa revelação também aprimora nossa cosmovisão. Passamos a ver as situações da vida, as pessoas e o mundo que nos rodeia sob nova perspectiva.

   Além disso, o estudo dessa revelação é muito útil e deve causar impacto em nossa vida, porque serve de parâmetro para a moralidade. Em nossos dias há um relativismo moral. Cada um se comporta como quer. As pessoas não creem que haja uma lei moral externa a elas. Nossa sociedade está perdida, sem parâmetros. Mas a revelação de Deus mostra que Ele nos fez e nos deu uma lei cujos princípios básicos são o reflexo de Seu caráter. Sim, nós podemos saber o que é certo e o que é errado e qual tipo de conduta devemos ter. O salmista escreveu: “A revelação das Tuas palavras traz luz e dá entendimento aos simples” (Sl 119:130).

   Hoje, sejamos gratos a Deus por Sua revelação e abramos Sua Palavra escrita. Deus quer, mais uma vez, expandir nossa mente, consolar nosso coração e iluminar nosso caminho. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor!” (Os 6:3).
•••••

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...