sexta-feira, 17 de março de 2023

Ester 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ester 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ESTER 2 – O Deus da Bíblia não é machista. Machista era a cultura em que a Bíblia foi produzida; porém, a Escritura também não é machista.

É a falta de verdadeiro discernimento espiritual que faz muitos supostos estudiosos concluírem que os relatos inspirados favoreçam ao machismo – quando, na verdade, o propósito divino é combater esse mal.

Leia diversas vezes Ester 1 e 2, depois note que, numa sociedade onde os homens prezavam por preservar sua autoridade, prestígio, poder e honra, fazendo das mulheres objetos de prazer, destaca-se a coragem de duas mulheres ousadas e determinadas: Vasti e Ester.

A Bíblia dá ênfase à Ester devido a sua sabedoria no lidar com situações exacerbadamente complexas, sem ser despedida ou executada.

Além do status inferior das mulheres na sociedade persa, e da opressão que sofriam, era comum a poligamia. O rei Assuero/Xerxes tivera muitas esposas e concubinas. Ao despedir Vasti, ficou desprovido de rainha. Foi então que, através de um concurso de beleza, escolheria sua próxima esposa, bela e maravilhosa!

O relato inspirado nos mostra que, mesmo numa cultura pagã, onde a sociedade geral desvaloriza as mulheres, elas ainda podem fazer a diferença e exercer tão grande influência e liderança chegando a alterar inclusive o curso da história nacional, quando parecia algo absolutamente impossível.

Uma importante informação fornecida por Heródoto, importante historiador contemporâneo a Xerxes/Assuero, mostra que Ester nem poderia participar do concurso: “Os persas têm leis e costumes diferentes dos de qualquer outro país. Eles não permitem que nenhum estrangeiro se case com uma persa, nem eles mesmos se casam com mulheres estrangeiras”.

Ester era judia, não persa. Isso automaticamente a excluía do concurso. Contudo, sua discrição (Ester 2:1-10) levou-a a entrar e vencê-lo como a mulher mais bela e encantadora – tornando-se uma influente rainha (Ester 2:10-23).

Analisando Ester 2, Charles Swindoll apresenta cinco características de coragem e sensibilidade para inspirar mulheres ao enfrentarem situações complexas: Ester...

• demonstrou encanto e elegância graciosos (Ester 2:9).
• demonstrou discrição e controle extraordinários (Ester 2:10).
• tinha um espírito sempre pronto a aprender (Ester 2:10, 20).
• demonstrou bondade e simpatia, apesar do ambiente que a cercava (Ester 2:15-17).
• mostrou respeito humilde pela autoridade (Ester 2:18, 20).

Homens e mulheres devem entender que as mulheres são extremamente importantes/relevantes na sociedade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••• 

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...