terça-feira, 28 de março de 2023

CANTANDO PARA DEUS

 CANTANDO PARA DEUS

Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. Colossenses 3:16

Esse texto revela duas maneiras pelas quais a Palavra de Deus pode permear nossa vida e nos abençoar. A primeira ocorre quando compartilhamos nossas experiências e nos aconselhamos mutuamente com irmãos de fé, citando os ensinos da Bíblia. A segunda consiste no louvor a Deus por meio do canto cujas palavras refletem a mensagem bíblica.
Podemos cantar para Deus por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais. Os salmos são os poemas que formavam o hinário sem música de Israel. Foram utilizados também pelos primeiros cristãos que sabiam de memória muitos deles. Os salmos também são orações que, ao serem cantadas, possibilitam que todos pronunciem as mesmas palavras ao mesmo tempo.

No grego clássico, a expressão “hinos” se referia a poemas compostos em honra a um deus ou herói. No cristianismo, porém, os hinos são composições que exaltam a Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo – por causa de quem Ele é e pelo que tem feito (cf. Fp 2:6-11; Ef 5:14; Cl 1:13-20). Há alguns também que destacam a fidelidade de personagens bíblicos, como é o caso do hino intitulado “Faze como Daniel” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, n. 308). Os cânticos espirituais, por sua vez, são canções compostas sob a influência do Espírito Santo, que incluem outros propósitos (Ef 5:19; Cl 3:16).

No princípio do cristianismo, o canto envolvia a participação de todos os crentes no culto. Porém, na Idade Média, quando a igreja de modo geral se afastou de muitos ensinamentos bíblicos, a participação do povo foi abandonada. Durante mil anos, o povo foi proibido de cantar nos cultos. Ao ir às igrejas, eles apenas ouviam o louvor de uma classe chamada de cantores.

Posteriormente, quando surgiu a Reforma do século 16, houve uma grande mudança não apenas no ensino da Palavra de Deus, mas também na liturgia. Sob a liderança e o incentivo de Lutero, o povo voltou a cantar. Hoje, o canto congregacional é um elemento relevante em qualquer culto cristão. Por isso, cante com alegria, exaltando o nome de Deus. 

MEDITAÇÃO DIÁRIA

28 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/cantando-para-deus/
https://youtu.be/0YbE2vky_FY
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...