segunda-feira, 27 de março de 2023

BUSQUEM O SENHOR

 BUSQUEM O SENHOR

Busquem o Senhor e vocês viverão. Amós 5:6

Era o oitavo século antes de Cristo. O povo de Deus se dividira em dois: Israel, ao norte, que contava com dez tribos; e Judá, ao sul, com duas. Israel havia caído na idolatria, e Deus lhe enviara Seus profetas. Sua missão era repreender os pecados do povo e chamá-lo ao arrependimento (Am 3:7), mas o povo recusou (v. 10). Eles, isto é, os hebreus, caminhavam a passos largos para a destruição. Deus precisou falar de modo mais enérgico para despertá-los, para tirá-los do mau caminho e fazê-los retornar a Si.

Então lhes enviou a fome (Am 4:6). Talvez, na crise, O buscassem. Mas isso não aconteceu. Posteriormente, ao relembrar o ocorrido, Deus disse: “Mas vocês não se converteram a Mim” (v. 6). As chuvas, então, foram retidas, e lhes faltou tanto a água quanto o alimento. O resultado se repetiu, e o Senhor tornou a dizer: “Mas vocês não se converteram a Mim” (v. 8). Na sequência, vieram os gafanhotos, que consumiram todas as plantas, o que resultou em fome e morte. Ainda assim, permaneceram no erro e, novamente, é dito: “Mas vocês não se converteram a Mim” (v. 9). Deus, que continuava a insistir, enviou-lhes a peste e a guerra. Isso de nada adiantou, e a avaliação do Céu permaneceu: “Mas vocês não se converteram a Mim” (v. 10). Surgiu, depois, um fogo que consumiu alguns deles. Mesmo assim, não se desviaram de seus maus caminhos, e Deus tornou a dizer: “Mas não se converteram a Mim” (v. 11).

A destruição já estava à vista, mas ainda dava tempo de voltar para o Senhor. A mensagem divina para o povo era: “Prepare-se, ó Israel, para se encontrar com o seu Deus! ” (v. 12). Eles ainda podiam se preparar. E Deus insistiu: “Busquem a Mim e vocês viverão” (Am 5:4), “busquem o Senhor e vocês viverão” (v. 6), “busquem o bem e não o mal, para que vocês vivam” (v. 14).

Quando Deus vê Seus filhos andando por caminhos tortuosos, não fica de braços cruzados, apenas observando. Ele Se empenha para atraí-los. Quer que deem meia-volta, quer sua conversão. Ele usa métodos brandos e, se necessário, emprega outros mais enérgicos. Ainda assim, é possível desprezar todos os convites, repreensões e castigos. As dez tribos disseram “não” a Deus, de todos os modos possíveis. Por fim, foram destruídas.

Deus está continuamente agindo para nosso bem. Hoje, digamos “sim” a Seus apelos!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

27 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/busquem-o-senhor/
https://youtu.be/wc2REpyxnMY
•••••

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...