domingo, 19 de março de 2023

BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO

 BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme Ele quer. 1 Coríntios 12:11

Todas as pessoas têm dons naturais. Um dom natural é uma capacidade dada por Deus para fazer bem alguma coisa: ser pedreiro, costureiro, médico, engenheiro, tocar um instrumento musical, saber manusear um computador, cantar bem, ser um bom orador. O dom natural indica qual deve ser nossa profissão, nosso ganha-pão.

O crente, porém, além dos dons naturais, tem um dom ou um conjunto de dons espirituais. Um dom espiritual é uma capacidade concedida pelo Espírito Santo a alguém para exercer adequadamente uma tarefa dotada de significado espiritual e que auxilie a igreja no cumprimento da missão. Os dons espirituais são outorgados somente àqueles que, tendo ouvido o evangelho, creram em Cristo e O receberam como Salvador e Senhor de sua vida.

O Espírito Santo ainda nos concede as virtudes cristãs, chamadas de fruto do Espírito, que são o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio (Gl 5:22, 23; 1Co 12:4). Enquanto o dom diz respeito ao fazer, o fruto se refere ao ser. Cada cristão deve manifestar todas as qualidades do Espírito em sua vida, mas Deus não espera que cada cristão tenha todos os dons.

Enquanto um cristão tem um dom, outro pode ter outro dom. Paulo escreveu: “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento. A um é dada, no mesmo Espírito, a fé; a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos. A um é dada a variedade de línguas e a outro, capacidade para interpretá-las” (1Co 12:8-10). O verso 11 acrescenta que essa distribuição é feita de modo individual: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme Ele quer.”

Agora é um bom momento para você dedicar a Deus seus dons, naturais e espirituais. Lembre-se, porém, de que a maior evidência de que alguém está em íntima ligação com Deus não é possuir este ou aquele dom, mas manifestar em seu caráter e relacionamentos o fruto do Espírito – as preciosas virtudes cristãs.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

19 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/bencaos-do-espirito/
https://youtu.be/SyyMcGx0eiE
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...