segunda-feira, 20 de março de 2023

Ester 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ester 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

 ESTER 5 – Os valores da vida precisam reger nossa existência, ainda que haja medo de coloca-los em prática, devido aos riscos de fazer a coisa certa em um ambiente perigoso.


Ester, a menina judia que ganhara o concurso de beleza para casar-se com o monarca da Pérsia, tornou-se a esposa do rei mais poderoso do mundo daquela época. Sua história outorga preciosíssimas lições a todas as gerações:

• Para arriscar a vida na prática da justiça é importante ter coragem e total confiança no Soberano do Universo (Ester 5:1-3). Ciente do risco de morte, Ester foi até o rei sem ser convidada. Certamente, essa confiança originava de sua dependência de Deus.
• Diante de situações arriscadas, quem deseja fazer uma grande obra em prol da justiça deve dar importância à humildade e generosidade (Ester 5:3-5). Sem arrogância, Ester ofereceu um baquete colocando-se à disposição das autoridades políticas da Pérsia; assim, ela alcançou o coração do rei, seu marido; porém, não terminou suas estratégias em prol de seu povo.
• Ligado aos valores anteriores, é necessário paciência e perseverança (Ester 5:6-8). Mesmo diante de Hamã, o arrogante inimigo de seu povo, Ester não perdeu a postura. Mesmo após Hamã ter conseguido o decreto que autorizava o massacre de todos os judeus, Ester não perdeu a paciência quando via nele sede de vingança contra seu primo Mardoqueu. Ela esperou o momento certo para solicitar auxílio do rei em favor dos judeus.
• Para lidar com situações de risco, além de coragem, confiança em Deus, humildade, generosidade, paciência e perseverança, também é essencial a boa comunicação (Ester 5:9-14). Diante da hipocrisia, ódio e intolerância de Hamã e sua família, Ester agia com bondade, generosidade e sabedoria para quem tinha orquestrado um plano maligno contra seu povo.

Um caráter moldado por nobres valores, promove comunicação saudável em tempos de crises. O plano de Hamã contra os judeus apresentava uma terrível crise iminente; porém, as táticas diplomáticas de Ester, escolhendo cuidadosamente suas palavras, usando uma abordagem estratégica, reverteriam a crise que ameaçava seu povo. Confiando em Deus, a diplomacia auxilia na resolução de conflitos, constrói relacionamentos e negocia acordos.

Comunicar-se eficazmente em situações tensas pode ser vital para proteger uma multidão de pessoas. Precisamos reavivar nossa comunicação no lar, no trabalho/colégio, no esporte...  – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...