terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O CRISTÃO E A CULTURA

 O CRISTÃO E A CULTURA

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. 1 João 2:15, 16, NVI

Ao pensarmos sobre a cultura e sua relação com a Palavra de Deus, precisamos distinguir entre o que é cultural, supracultural e contracultural. Cultural se refere ao conjunto de valores, crenças, normas de comportamento e instituições – aquilo que é próprio de uma sociedade ou um núcleo de convivência.

Você não precisa ir longe para saber o que é cultura e como ela o afeta. Ela se encontra onde você está. Manifesta-se no seu jeito de pensar e de se expressar, na roupa que você escolheu usar e em seu corte de cabelo. Ela está presente na comida que você prefere, na maneira como você cumprimenta as pessoas, nos livros que você lê, nas músicas que gosta de ouvir e nas coisas que você usa para trabalhar ou nos momentos de lazer. A cultura acompanha você da concepção à morte. Quando você era ainda um feto, o estilo de vida de sua mãe, com base na cultura dela, afetava você. Quando você morrer, o tipo de funeral e enterro que terá dependerão da cultura em que você estiver inserido.

Supracultural é aquilo que está acima da cultura e não deve ser influenciado por ela. Esse é o caso do evangelho, que está sendo pregado em todas as culturas e deve permeá-las, influenciá-las e modificá-las, mas não deve ser melhorado, adaptado ou alterado. Ele é como o sal que influencia os alimentos aos quais é misturado, dando sabor a eles e os preservando, sem deixar de ser sal.

Ainda há o conceito de contracultural, uma referência àquilo que está em oposição à cultura vigente. Diversos aspectos culturais dos povos podem estar em oposição ao evangelho. Nesses casos, o evangelho é contracultural, e nós que o aceitamos também vamos ser. Vamos nos posicionar por palavra e ação contra aquilo que destoa dos ensinos de Cristo. Um exemplo de algo assim em nosso país pode ser o carnaval. Em alguns lugares do mundo, quando as pessoas pensam no Brasil, logo lhes vem à mente essa festa imoral.

Valorizemos hoje o amor do Pai e Seu evangelho, dizendo “não” a tudo aquilo que tende a nos afastar de Seus caminhos.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

21 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-cristao-e-a-cultura/
https://youtu.be/JaarI_SrRa4
•••••

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...