terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

ADQUIRA SABEDORIA

 ADQUIRA SABEDORIA

Adquira a sabedoria; sim, com tudo o que você possui, adquira o entendimento. Valorize a sabedoria, e ela o exaltará. Provérbios 4:7, 8

Por volta do segundo e terceiro milênios a.C., existiu no Oriente Médio uma literatura chamada de sapiencial. Uma classe de mestres e escribas sábios era sustentada frequentemente pela família real para aconselhar o governo em momentos de crise, além de colecionar, compor e refinar provérbios e discursos de sabedoria.

Esse tipo de literatura se preocupa com os grandes temas da existência e está presente também na Bíblia. Desse modo, o livro de Jó trata do sofrimento; Eclesiastes, da morte; Cântico dos Cânticos, do amor; e Provérbios, dos relacionamentos. Este último mostra a importância de receber a sabedoria de Deus para dirigir todos os aspectos de nossa vida. Apresenta os dois lados da verdade de modo bem claro, a fim de que ninguém vacile em sua decisão ou se comprometa com o mal. Para tanto, ele contrasta o sábio com o tolo, o bem com o mal, o real com o falso, a obediência com a rebelião, o trabalho com a preguiça, e a prudência com a presunção.

Provérbios apresenta várias amostras de comportamento, e o leitor deve se perguntar: Isso é sabedoria ou tolice? Ellen G. White afirmou: “Nos provérbios de Salomão estão esboçados princípios de uma forma santa de viver […], princípios originários do Céu e que conduzem à devoção; princípios que devem reger cada ato da vida. Foi a ampla disseminação desses princípios […] que fez dos primeiros tempos do reinado de Salomão uma ocasião de reerguimento moral, bem como de prosperidade material” (Profetas e Reis, p. 17 [33, 34]).

Nesse livro, a sabedoria é apresentada como um bem valioso: “Feliz é quem acha a sabedoria; feliz é aquele que alcança o entendimento. Porque o lucro que a sabedoria dá é melhor do que o lucro da prata, e a sua renda é melhor do que o ouro mais fino. A sabedoria é mais preciosa do que as joias, e tudo o que você possa desejar não se compara com ela. Em sua mão direita ela oferece vida longa, e na sua mão esquerda ela tem riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. Ela é árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm” (Pv 3:13-18). Hoje, leia Provérbios. Nele você encontrará bênçãos para seu dia.
https://youtu.be/RB2S8iJmYEo

MEDITAÇÃO DIÁRIA

28 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/adquira-sabedoria/
•••••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...