sábado, 11 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 27 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 27
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 27 – 
É possível usufruir o poder sem corromper-se. Aquele que tem aversão à hierarquia classifica a todos os que detêm poder negativamente. Talvez por inveja, preconceito ou o pecado da insubordinação. Pois, comentando sobre o rei Jotão, o africano Nupanga Weanzana afirmou:

“Uma pessoa pode tornar-se poderosa e continuar verdadeira para com Deus”.

Embora fosse poderoso, Jotão está entre os poucos bons reis que Judá teve. A questão de corrupção tem mais a ver com o caráter da pessoa do que o cargo que ela ocupa; o poder muitas vezes só revela quem de fato é a pessoa.

Jotão foi o 11º rei de Judá. Enquanto reinava, “construiu a porta do templo, reparou o muro em Ofel, ao sul do templo, fundou cidades nas regiões montanhosas de seu país e erigiu castelos e torres nos bosques (2Rs 15:35; 2Cr 27:3-4). Jotão derrotou os amonitas e obrigou-os a pagar tributo (2Cr 27:5)”, descreve o Dicionário Bíblico Adventista.

O segredo de seu sucesso está bem claro em II Crônicas 27:6, onde declara: “Jotão tornou-se cada vez mais poderoso, pois andava firmemente segundo a vontade do Senhor, o seu Deus”.

O Senhor era seu Deus, não era para ele o Deus de seus pais. Servir corretamente a Deus resulta em bênçãos que não existiriam sem dependência dEle.

Jotão não fez uma limpeza geral e radical do culto pagão a Baal realizado nos lugares altos; sua negligência permitia que seu povo prosseguisse “em suas práticas corruptas” (II Crônicas 27:2). O segredo é andar com Deus e servi-lO, ainda que não atinjamos a perfeição.

A visão de Deus como carrasco, frio e calculista não se encaixa neste texto. Deus é mais compassivo do que imaginamos; por isso, precisamos moldar nossa cosmovisão pela Bíblia, não tentar projetar nosso conceito de Deus à Bíblia.

• Nosso preconceito pode interferir na visão de pessoas que assumem cargos elevados, e ainda continuam servindo a Deus corretamente.
• Nosso preconceito também pode afetar nossa visão de Deus, e deturpar o caráter do Deus verdadeiro.

Certamente Deus é intolerante ao pecado; porém, Ele é misericordioso com o pecador. Sua graça atua em meio às nossas falhas; Sua bondade age apesar das nossas negligências.

Deus anseia atrair-nos! Sua bênção se manifesta quando O buscamos! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...