quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 25 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 25
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 25 –
Este capítulo fornece grandes lições de vida.

Note que Amazias iniciou seu reinado executando os traidores do palácio. Depois fez tratativas com Israel objetivando fortalecer seu exército contra os edomitas; porém, ao ser advertido por um profeta, questionou porém cedeu preferindo perder dinheiro ao despedir os soldados israelitas.

Reflita:

• É melhor perder dinheiro do que pessoas, como também é melhor perder riquezas em vez de perder uma guerra. Contudo, a sabedoria deste mundo é loucura perante Deus. O discernimento humano não enxerga as consequências do apego às riquezas (II Crônicas 25:9).

• Fazer a vontade de Deus pode levar a perder algumas coisas valiosas, mas certamente Deus pode dar muito mais do que foi perdido por obedecer-Lhe (II Crônicas 25:9).

Amazias venceu seus inimigos, mas foi derrotado pelos deuses deles. Após retornar vitorioso da guerra contra os homens de Seir trazendo deuses pagãos e promover adoração espúria entre o povo de Deus, um profeta foi abordá-lo; mas, “enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: ‘Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto?’” (II Crônicas 25:10-16).

Ameaça é arma que tolo usa buscando proteger-se em meio aos seus emaranhados problemas. É a reação de quem se sente impotente, mas não busca ao Deus onipotente para agir corretamente. É a atitude baixa de quem orgulhosamente acha que está por cima, mas está arruinado. É a força bruta das palavras que tenta humilhar e intimidar quem está em paz.

• Ameaças são recursos utilizados por quem está amuado em seus pecados e não quer se incomodar.

Há pessoas que utilizam ameaças para tentar resolver seus problemas; não dão conta de lidar com dificuldades causadas por elas mesmas, então atiram ameaças para todos os lados. São especialistas em ameaçar, mas não em resolver seus problemas; são hábeis em achar meios de ameaçar, mas são tolas quando se trata de fazer a coisa certa.

Além disso, o orgulho é um entulho no coração que impede as pessoas de receberem os sábios conselhos de Deus. Amazias desafiou o profeta de Deus; consequentemente, enfrentou várias derrotas; por fim, morreu numa conspiração (II Crônicas 25:17-28).

Deus alerta, mas o coração orgulhoso não desperta! Deus é bom, mas precisamos responder à Sua bondade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...