domingo, 22 de janeiro de 2023

MEDO DE DEUS

 MEDO DE DEUS

Ouvi a Tua voz no jardim, [...] tive medo e me escondi. Gênesis 3:10

Em seu estado de perfeição, nossos primeiros pais sentiam prazer em estar na presença do Criador e dialogar com Ele. Contudo, ao pecarem, surgiu o medo de Deus. Ao tentá-los, Satanás apresentou Deus sob um falso aspecto e os levou a duvidar de Seu amor, a descrer de Sua palavra e a rejeitar Sua autoridade. Por isso, comeram do fruto proibido. Quando Deus veio ao jardim para manter comunhão com eles e os chamou, Adão respondeu: “Ouvi a Tua voz no jardim, […] tive medo e me escondi” (Gn 3:10). Essa foi a primeira vez que o ser humano teve medo, e era medo de Deus. Note como o medo de Deus surgiu: Primeiro o homem formou uma ideia errada sobre Deus, isso o levou à desobediência, que, por sua vez, resultou no medo. 

Certa vez, Jesus contou a história de um homem rico que resolveu viajar. Antes, chamou três de seus servos e entregou a cada um certo valor a fim de que negociassem e multiplicassem seus recursos. Porém, um dos servos nada fez. Dias depois, quando o senhor retornou e o chamou para o combinado ajuste de contas, ele explicou seu comportamento: “Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence” (Mt 25:24, 25, NVI). Esse servo não trabalhou, porque tinha uma ideia distorcida a respeito do patrão. Para ele, seu senhor era duro e desonesto. O patrão não era assim, mas o servo pensava que fosse. Essa compreensão errada sobre o caráter de seu senhor o deixou temeroso. O medo o paralisou, tornando-o amargurado e improdutivo. 

Essas histórias bíblicas revelam as duas causas que levam as pessoas a terem medo de Deus: estão vivendo em pecado ou têm uma compreensão distorcida de Seu caráter. Assim, conhecendo Seus atributos e Seu interesse por nós e recebendo Sua graça – que nos perdoa e habilita a obedecer –, seremos libertos do medo de Deus. João escreveu: “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor […]. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo. […] Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4:16, 18, 19, NVI). Que o amor de Deus vença o medo em sua vida.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

22 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/medo-de-deus/

https://youtu.be/LO26Q8iYg60
•••

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...