segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

2 Crônicas 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II SAMUEL 8 – Aquele que tem Deus realmente em primeiro lugar em sua existência, O prioriza acima de tudo. Salomão ilustra na prática tal verdade; antes de dedicar-se à construção de seu palácio, dedicou-se primeiramente à edificação do templo.

No quarto ano de seu reinado começou Salomão a construir a Casa de Deus – a qual foi concluída em 7 anos (I Reis 6:1, 38). II Crônicas 8 apresenta os 13 anos seguintes à edificação dessa casa sagrada. Só após o rei investir na obra divina, que passou a investiu em outras coisas, como: Edificações diversas, orientações administrativas, casamento, sacrifícios do templo, funções dos levitas e sacerdotes, e... negócios internacionais.

Não é pecado ter itens de cunho secular em nossa agenda. O que precisamos é ter cuidado para que atividades comuns da vida não nos tirem o foco das práticas espirituais, as quais são essenciais para nossa existência.

A inversão da prioridade é o perigo que todo cristão corre o risco de cair. Salomão começou bem – devemos aprender com ele... e perseverar!

Na sequência, observe dois destaques de II Crônicas 8:1-18:

• As negociações com pagãos geralmente não dão certo: Em tratativas com o rei Hirão, de Tiro, Salomão ofereceu 20 cidades da Galileia para pagar por madeira e ouro. Estas cidades compunham-se de gentios pobres; consequentemente, Hirão rejeitou-as como pagamento. Posteriormente, Salomão reestruturou-as e colocou israelitas entre os habitavam gentios destas cidades.

• A devoção a Deus deve estar acima da valorização do cônjuge: A princesa egípcia, esposa do rei Salomão, só foi conduzida ao seu palácio após o término do templo. Ela também não pode ficar com Salomão no palácio de Davi devido a sua origem pagã e da arca da aliança ter passado por ali. Salomão possuía sensibilidade espiritual para ter ciência de ser imprudente uma pessoa pagã pisar território sagrado.

Certamente, é muito fácil priorizar coisas materiais mais do que a espiritualidade; por isso, perdeu-se a reverência pelo sagrado em nossa sociedade. Não é por causa da maioria desfocada e desviada que devemos permitir que o ouro do mundo (II Crônicas 8:18) nos impeça de seguir ao Senhor à risca (II Crônicas 8:16). Só podemos ter reverência pelo sagrado quando tivermos consciência de Deus!

Busquemos a Deus urgentemente: Precisamos rever nossas prioridades! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...