sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

I Crônicas 27 Comentário


 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 27
Comentário: Pr. Heber Toth


I CRÔNICAS 27 – Trabalho e descanso. Fomos criados com a necessidade desse ritmo. Tanto quanto precisamos trabalhar, precisamos também descansar.

O dia tem a parte clara e a parte escura; a noite nos foi dada para descansar das atividades do dia. Além do descanso diário, Deus deixou o sábado como descanso semanal. Trabalhamos seis dias e descansamos no sétimo.

Interessante que a Bíblia não usa a palavra férias; todavia, existem textos que sugerem períodos de descansos além da noite e do sábado que hoje chamamos de férias. No início capítulo em análise, por exemplo, os soldados foram divididos em 12 turnos para atuarem uma vez ao mês durante o ano.

Além de dar descanso, os turnos aliviam a carga de todos. Por isso, nas diversas atividades, os turnos foram aplicados:

• 24 equipes sacerdotais cumpriam 24 turnos (I Crônicas 24).
• 24 equipes musicais formavam 24 turnos (I Crônicas 25).
• 12 divisões com 24.000 homens cada equipe formavam o exército do povo de Deus (I Crônicas 27:2-15).

Esdras, o cronista, registra a liderança de cada uma das 12 tribos de Israel; porém, o trabalho de contagem ficou incompleto devido ao pecado de Davi: “A ira divina caiu sobre Israel por causa desse recenseamento, e o resultado não entrou nos registros históricos do rei Davi” (I Crônicas 27:16-24).

O capítulo encerra apresentando superintendentes e conselheiros do rei (I Crônicas 27:25-33). Embora o cronista cite a administração civil e militar, o registro é sucinto porque que seu foco é a organização religiosa do povo de Deus; deixando claro que a espiritualidade é mais importante que quaisquer atividades.

• Sendo assim, é possível considerar que o trabalho é importante, tanto quanto o descanso... mas, a espiritualidade deve ter absoluta prioridade.

Nossas vitórias e conquistas na vida dependem de saber trabalhar e também descansar; mas, acima de tudo, de desenvolver nossa espiritualidade conforme prescreve o nosso Criador. Embora precisamos ter períodos de folga das nossas atividades, não deveríamos nunca relaxar em nossa espiritualidade.

Observe que sem Deus, “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes”; pois, Ele concede aos Seus amados “enquanto dormem” (Salmo 127:2).

Ou seja, a espiritualidade deve ser sempre nossa prioridade; pois, investir na espiritualidade é o segredo da prosperidade! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...