quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

CRIAÇÃO

CRIAÇÃO


No princípio, Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1

A expressão “céus e terra” abarca todo o Universo. Antes de Deus iniciar a criação, nada existia além Dele (Hb 11:3). Portanto, a matéria não é eterna. Se fosse, Deus não teria domínio sobre ela. Tudo teve um princípio. Nada se originou por acaso. O Universo, como Deus o criou, era muito bom (Gn 1:31). A criação do ser humano, por sua vez, foi especial. Deus não apenas falou, Ele Se envolveu pessoalmente (Gn 2:7, 21, 22) e nos fez à Sua imagem (Gn 1:27). Somos a obra que coroa a criação.

Infelizmente, há diversas teorias e filosofias que divergem dos ensinos bíblicos. As religiões panteístas, por exemplo, ensinam que Deus não é um ser pessoal, mas que todo o Universo é Deus. Também afirmam que, na morte, nós nos unimos ao Universo e perdemos nossa individualidade. Assim, destroem não só a identidade pessoal de Deus, mas também a dos seres humanos.

A teoria da evolução, por sua vez, propõe que substâncias não vivas deram origem ao primeiro material vivo, provavelmente unicelular, que teria se reproduzido e diversificado, gerando todos os demais organismos. Até hoje, porém, não se observou a macroevolução. O que ocorre são microevoluções. Além disso, não há fósseis das espécies intermediárias – nem sequer um. Se essa teoria estivesse correta, a vida humana teria surgido sem propósito, um fruto do acaso. Desse modo, não haveria um juiz supremo que nos fizesse moralmente responsáveis nem regras morais absolutas, apenas preferências pessoais que não precisariam ser impostas a outros.

Alguns, tentando mesclar a doutrina bíblica da criação com a teoria evolucionista, afirmam que Deus criou por meio da evolução, o que é chamado de “evolução teísta”. Declaram que Deus teria agido apenas na criação da matéria, na criação da forma mais simples de vida e na criação do ser humano. O surgimento de todas as espécies teria ficado por conta do acaso. Isso não combina com o relato bíblico, que declara que Deus criou tudo conforme sua espécie. Também contraria os cientistas evolucionistas, que rejeitam a intervenção de um criador dotado de inteligência e propósito.

Assim, vivamos hoje com a consciência de que somos especiais para o Criador e que Ele merece nossa obediência e adoração.

MEDITAÇÃO DIÁRIA
12 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/criacao/

https://youtu.be/63EfNaYlE1E
•••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...