domingo, 8 de janeiro de 2023

I Crônicas 22 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 22
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


O  melhor para Deus

A casa para Deus deve ser melhor e bem mais elaborada que a nossa casa, pois para Deus sempre o melhor, sempre! Há muita gente que constrói um templo a Deus de qualquer jeito; porém, devemos fazer da melhor forma possível. Temos de fazer o melhor a Deus porque Ele deu o que de melhor tinha no Céu para nós, Seu Filho; o qual deu a Sua vida perfeita na cruz para nos livrar da vida imperfeita no pecado. Veja alguns princípios extraídos de I Crônicas 22:

1. Ao construir uma casa para Deus, escolha bem o local, o melhor lugar (v. 1);

2. Reúna o melhor material de construção: veja a qualidade, pois é para Deus (vs. 2-5);

3. Coloque alguém responsável, espiritual e dedicado a Deus para construí-lo (vs. 6-16);

4. Solicite o apoio total de toda a liderança da igreja no projeto de construção da Casa de Culto a Deus (vs. 17-19).

Não aceite morar numa casa melhor do que a casa de Deus. Empenhe-se para deixar bem preparada a Casa do Deus vivo que deu Seu Filho para dar a vida não só por você, mas também por tua família, por teus parentes, amigos, vizinhos, ou seja, para o mundo todo. Deus merece mais do que o melhor que podemos dar, mas aceita o melhor que podemos fazer! Não se satisfaça enquanto não ver a casa de culto bem preparada para a adoração ao Deus Todo-Poderoso. Incentive a tua igreja a melhorar a casa de adoração ao único Deus verdadeiro!

Todas as pessoas, de todos os lugares, de todas as épocas devem buscar ao Senhor Deus Criador. Quem não faz isso não perde a metade da vida, perde a vida toda, principalmente a vida eterna! No entanto, a orientação de Davi mostra que os líderes de uma nação e de uma igreja devem buscar a Deus de todo coração (I Crônicas 22:14-18). A mesma ordem deve ser atendida por cada um dos servos de Deus dos dias atuais. O imperativo é: "Disponde agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus" (v. 19). Muitos líderes espirituais, no afã de buscar o crescimento de suas igrejas, deixam de buscar ao Senhor; outros preocupados com números e fama, esquecem de Deus e de sua doutrina. Por esse caminho vão muitos pregadores modernos, que não pregam a Palavra de Deus e não conduzem às pessoas à genuína e verdadeira adoração, porque chamam a atenção para si mesmos, pregam para agradar, massagear o ego e satisfazer carnalmente as pessoas que buscam alimento espiritual sólido. Muitos falam o que o público quer ouvir não o que Deus quer falar. Deus deixou de ser o centro e o primeiro, não só na vida das pessoas, mas até na vida da igreja. Precisamos de uma reforma espiritual baseada na Bíblia, temos de parar de pregar doutrinas de homens e passar a pregar as doutrinas de Deus; temos de levar as pessoas a se entregarem de todo coração e alma a Deus. Só podemos fazer isso pelas pessoas se já estivermos fazendo isso de coração!

Adore a Deus. Louve o nome santo do Senhor do Céu e da Terra. Reconheça Sua infinita Soberania. Exalte o Seu poder. Faça isso diariamente com ousadia e fé, com reverência e respeito. Glorifique ao teu Deus que te ama, que te protege e te sustenta. Deixe Deus ser Deus no teu coração, porque do Universo Ele já é. Como o tema dominante em I Crônicas é o templo e seu serviço, esse deve ser o tema dominante em tua e em minha vida. O capítulo 22 foca nos preparativos para o templo que fez o Rei Davi depois de ter alcançado a paz por meio do poder de Deus frente aos inimigos de Israel. Porém, ele não poderia edificar o templo de um Deus santo tendo derramado muito sangue em guerras (v. 8). Foi então que Salomão recebeu a incumbência de seu pai para construir o templo. Todavia, antes de construí-lo, Davi incentivou seu filho a ser fiel a Deus em tudo a fim de obter sucesso. Estas palavras de orientação ao verdadeiro sucesso servem para cada um de nós nos dias de hoje, porque Deus é o mesmo e deixou tais palavras inspiradas para nossa orientação.

Desta maneira, expresso meu desejo a você, querido leitor, com as seguintes palavras: Desejo a você que "o Senhor te dê prudência e entendimento... a fim de que guardes a lei do Senhor teu Deus. Então prosperarás, se tiveres o cuidado de guardar os estatutos e juízos que o Senhor mandou... Esforça-te e tem bom ânimo. Não temas, não te desalentes" (vs. 12-13).

Não há melhor legado de um pai para seu filho do que o legado espiritual. Todo pai deveria ensinar seu filho a ser fiel a Deus como Davi ensinou seu filho Salomão (Leia I Crônicas 22). Pais, sejam pais segundo o coração de Deus a fim de que tenhas filhos segundo o coração de Deus. Reavivamento e reforma espiritual acontece primeiro em casa antes de acontecer na igreja. Busquemos esse reavivamento de forma séria!

Tenha um excelente dia adorando a Deus e seja próspero! / Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...