quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

2 Crônicas 11 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 11 – Apesar de nossos erros no início de uma missão, Deus intenta graciosamente corrigir a rota de Seus servos. A compaixão divina supera a punição que nossos pecados exigem imediatamente.

Após a divisão provocada pelo próprio Roboão ao impor pesado imposto sobre o povo quando deu ouvidos aos conselhos tolos de seus jovens amigos, seu orgulho ferido o motivava a orquestrar uma guerra para tentar resolver o problema que ele causou. Mal sabia ele que as propostas de solução humana mais causam do que resolvem os problemas. Somos assim, pois nossa sabedoria não passa de tolice.

A estúpida arrogância de Roboão que promovera divisão da nação de Israel, não parou com suas atividades insanas; até que Deus enviou um profeta para colocar um freio. Deus entra em cena para evitar que cometamos maiores besteiras na vida.

Ao dar atenção à Palavra profética (II Crônicas 11:1-5), grandes bênçãos sobrevêm não apenas a indivíduos, mas até a uma grande multidão (II Crônicas 11:6-23). Evitando a guerra ao acatar a voz do profeta, Roboão reestruturou cidades fortificando-as, organizou seu arsenal bélico com um exército forte, deu a devida atenção aos líderes religiosos, fortaleceu seu pequeno reino chamado a partir de agora de Judá, gerou filhos, obteve sucesso administrativo, etc.

Atenção! Os detalhes no texto mostram que isso durou três anos enquanto Roboão andou corretamente pelos bons caminhos de Davi e Salomão (II Crônicas 11:17). Isso atraiu aos levitas para a tribo de Judá, que foram expulsos por Jeroboão quando assumira o Reino do Norte, chamado de Israel (II Crônicas 11:13-14).

Outro detalhe interessante, foi a tribo de Benjamim, da qual descendeu Saul, que optou por ficar com a tribo de Judá, da qual descendeu Davi. A perda do trono para Judá não tornou a tribo benjamita contrária aos judeus (II Crônicas 11:1).

Com levitas e benjamitas foi constituída a tribo de Judá, o remanescente de Israel de antigamente, o povo de Deus!

Ao não aprender com erros dos pais e suas trágicas consequências, os filhos trilharão por grandes desgraças durante sua existência (II Crônicas 11:18-23). A poligamia de Salomão foi absorvida por Roboão – mesmo pecado que destruiu seu pai.

A misericórdia de Deus não anula as consequências de nossas negligências aos princípios morais. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...