segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

1 Crônicas 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 2
Comentário
Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 2 – O plano de Deus inclui todas as pessoas; Seu interesse é salvar cada indivíduo neste planeta tomado pelo pecado. Suas ações com Israel visam alcançar nações mundiais.

É importante considerar que os livros paralelos de I e II Reis abordam a história do ponto de vista profético; já, Crônicas, é um texto sacerdotal, de cunho teológico. Observe:

Como governador soberano, Deus escolhe um indivíduo no Planeta: Abraão (I Crônicas 1:27). Dentre seus descendentes, escolhe uma nação: Israel (I Crônicas 1:34). Dentre os doze filhos de Jacó/Israel (I Crônicas 2:1-2), Deus seleciona uma tribo: Judá (I Crônicas 2:3-55). E, de dessa tribo, escolhe reis; dos quais descenderia a linhagem do Messias profeticamente prometido: Davi e Salomão (I Crônicas 3:1-24).

I Crônicas 2 apresenta a genealogia de Davi, filho de Jessé, e neto de Boaz. Sua ascendência vem de mãe moabita, Rute (Rute 4:13-22). Estrangeiros não são desvalorizados nem ignorados por Deus. Além de Davi não descender com sangue puro, na genealogia de Judá é citado Calebe, com Bezalel concluindo sua genealogia (I Crônicas 2:19-20). Calebe era filho de Jefoné, o quenezeu (Números 32:12); que, mesmo não sendo israelita, tornou-se líder da tribo de Judá.

Se considerada com atenção, a genealogia apresenta importantes e relevantes curiosidades. Observe outra delas: Um pai dá uma de suas filhas para casar-se com um escravo egípcio, indicando não haver discriminação racial nem mesmo social (I Crônicas 2:34-35).

O autor consagrado, inspirado pelo Espírito Santo, iniciou com Adão (I Crônicas 1:1), pai da raça humana; e, fechou o ciclo com Ciro – rei pagão do Império Persa (II Crônicas 36:22-23), mostrando que Deus é o regente da história mundial, não apenas da nação de Israel. Israel é apenas um grão de areia num complexo da História Universal.

Embora Deus esteja aberto para incluir em Seu povo todo tipo de indivíduos - inclusive cananitas – Ele não tolera (por isso, elimina) pessoas como Er e Acar/Acã que possuem conduta perversa ou causa desgraça quebrando princípios claros de Sua Palavra (I Crônicas 2:3, 7; Josué 7:1-26).

No entanto, Deus anseia salvar pecadores! Mesmo que Gênesis 38 destaque os horrorosos pecados originários de Judá e sua família, de sua tribo viria o Messias.

Evidentemente, a graça divina atua na desgraça humana! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...