domingo, 20 de novembro de 2022

1 Reis 20 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 20
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 20 – Percepções limitadas sobre Deus precisam ser ampliadas. O Deus da Bíblia não é limitado à geografia. Ele atua em todos os lugares, sem limite geográfico ou de tempo.

Deus age nos altos e vales, agiu no passado e age atualmente. Embora os sírios reconhecessem a vitória divinamente concedida a Israel nos montes, ainda criam poder tirar vantagens caso alterassem o local da batalha; achavam que o Deus da Bíblia não agia nos vales (I Reis 20:1-23).

Embora o rei Acabe de Israel fosse avesso ao Deus verdadeiro, isso também não impediria Deus de agir em prol de Seu povo. “Ao dar a vitória a Israel sobre o grande exército siro, Yahweh mostraria às nações vizinhas que Ele é Deus não apenas dos montes, mas também dos vales e de toda a Terra” (CBASD).

O exército de Ben-Hadade contrastava grandemente com o pequeno exército israelita. Isso também não limitava a Deus. Contudo, apesar da vitória concedida por Deus, Acabe negligenciou a inteira vontade divina, preservando ao perigoso Ben-Hadade (I Reis 20:24-43). O profeta usou de estratégia para abordá-lo; o rei deu a própria sentença diante da parábola.

“Acabe recusou-se a reconhecer a justiça de sua sentença. Irado e triste, não demonstrou sinal de arrependimento e pesar genuínos que vêm de Deus [...]. Acabe, com toda sua ira, sem dúvida teria preferido capturar o profeta por sua franca reprovação, mas não podia fazer isso, visto que ele próprio havia proferido a sentença. Ele voltou para casa triste, desgostoso com o profeta em vez de consigo mesmo, apontando falhas nos caminhos de Deus em vez de nos seus próprios. O coração humano degenerado parece querer justificar erros; em geral, o caminho do ser humano é certo aos seus próprios olhos” (CBASD).

Animais estão mais dispostos a obedecer a Deus do que as pessoas. Em I Reis 13, um leão matou um profeta verdadeiro que desviou-se do caminho da obediência para o caminho da independência, pela influência de um falso profeta. Em I Reis 20, outro leão matou um discípulo dos profetas por descumprir uma ordem divina através de um profeta.

A Terra Prometida seria mantida caso os pagãos fossem definitivamente destruídos (Deuteronômio 7:16-23). Desobediência acarreta terríveis consequências. Acabe deveria aprender isso... nós também! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...