domingo, 13 de novembro de 2022

1 Reis 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 13
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 13 – Não sabemos como exatamente, mas Deus está no controle mesmo quando o caos instala-se na política e na Igreja.

Quando o trabalho forçado e anos de tributação pesada exigidos por Salomão e um tratamento preferencial à tribo de Judá levaram à insatisfação às 10 tribos do norte, Aías predisse a Jeroboão que ele reinaria sobre Israel (I Reis 11:26-39).

Quando Jeroboão intentou apressar o cumprimento das palavras do profeta, e ameaçado por Salomão fugiu ao Egito, Deus continuava no controle (I Reis 11:40).

Quando soube da morte de Salomão, Jeroboão retornou a Israel para ser porta-voz do povo, diante da promessa do novo rei, Roboão, de alívio da sobrecarga tributária. Preferindo Roboão atender ao conselho dos jovens tolos, as 10 tribos do norte declararam independência da casa de Davi proclamando rei a Jeroboão (I Reis 12:1-20).

Quando assumiu o reino do norte, pretendo precaver da influência política de Judá, Jeroboão criou imagens de bezerros para simbolizar a adoração ao Deus verdadeiro, longe de Jerusalém. Além disso, nomeou sacerdotes sem serem levitas e alterou as datas religiosas comemorativas (I Reis 12:26-32). Porém, num dia de festa, Deus mostrou-lhe Sua indignação através de um profeta que o repreendeu por suas atitudes errôneas (I Reis 13:1-6).

Quando um profeta de Judá foi suscitado para alertar ao rei do norte (Jeroboão), quando a ordem de prisão ao profeta fez secar a mão do rei e depois a restaurou, quando o altar em frente ao rei fendeu-se, quando o profeta de Deus foi atacado por um leão por atender ao convite de um falso profeta... Deus estava, com tudo isso, mostrando estar no controle (I Reis 13:7-32).

Quando, obstinadamente, Jeroboão persistiu em seu caminho depravado, induzindo o povo a uma adoração corrompida (I Reis 13:33-34), Deus continuava no controle; evidente na mensagem do profeta no santuário pagão, erigido por Jeroboão, indicando que um rei da linhagem davídica, chamado Josias, purificaria o altar de seus sacrifícios pervertidos (I Reis 13:2).

Deus sabe tudo sobre política, embora não seja político. Como Soberano, observa tudo o que acontece no mundo, e administra a história, conduzindo-a para onde quiser.

A história humana não está descoordenada. O caos não tem a última palavra; é Deus que a tem! Portanto, confiemos... reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...