sábado, 12 de novembro de 2022

1 Reis 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 12
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 12 – Ainda que história torne-se um caos, Deus continua atuando nela. O pecado pode ser poderoso; entretanto, Deus é mais. Consequências de más decisões podem ser terríveis, mas Deus não perde o controle de Seus planos à humanidade.

O desastre nacional posterior à morte de Salomão, oriundo de seus erros, não pegou Deus de surpresa. Ele já havia revelado a Salomão o que sucederia a sua descendência e seu povo após seu falecimento (I Reis 11:11-13).

“Roboão, o filho que Salomão escolheu para ser seu sucessor, havia recebido da mãe, uma amonita, um molde de caráter que o levou a olhar para o pecado como algo desejável. Às vezes, ele se esforçava para servir a Deus e lhe era concedida certa medida de prosperidade; mas não era firme e acabava cedendo às influências para o mal que o haviam cercado desde a infância”, observa Ellen White.

Quando Roboão assumiu o trono, o reino de Israel foi rasgado. Houve divisão na nação do povo de Deus. “O desatino de Roboão é quase inimaginável. Mas o pecado faz tolas as suas vítimas. Jamais se curou a ferida dessa divisão do povo da aliança do Senhor” (Merrill Unger).

A culpa não é toda de Roboão. Erros do pai deixou o reino instável, sem a paz deixada por Davi. As muitas riquezas e mulheres tomadas por Salomão por razões diplomáticas e políticas visando assegurar a estabilidade do reino promoveram instabilidade.

“Além disso tudo, o governo de Salomão exigia um sustento dispendioso, que ocasionava muito trabalho ao povo e o pagamento de pesados impostos para manter as enormes despesas da corte (1 Rs 4; 9:15-24). Durante seu reinado, um de seus principais oficiais rebelou-se sem sucesso e fugiu para o Egito. Quando Salomão morreu e seu filho Roboão tomou seu lugar, já havia um outro pretendente ao trono por perto”, analisa Paul Gardner.

• Deixar problemas não resolvidos para sucessores é um atraso de vida!
• Infelizmente filhos herdam conflitos das atitudes dos pais!
• Lamentavelmente, muitos pais deixam o caminho obstruído aos seus filhos!
• O mesmo pode-se dizer dos políticos aos seus sucessores!
• Precisamos refletir...

Depois, comete-se erros titânicos ao tentar corrigir legados problemáticos! Todavia, Deus pode interferir (I Reis 12:22-24). Aí há esperança!

Temos muito que aprender! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...