terça-feira, 1 de novembro de 2022

1 Reis 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 1
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 1 – O poder é muito perigoso. Muitos lutam para obtê-lo a qualquer custo. Estratégias diversas são exploradas. Porém, grandes estragos são vistos na busca pelo poder. Grandes perdas, muitas vezes até de vidas, resultam da ambição pelo poder.

Os planos de Deus muitas vezes são pisoteados na busca pelo poder. Ignora-se a vontade de Deus. Despreza-se a oração e a dependência de Deus. É isso que fica evidente na busca de Adonias ao tentar usurpar o trono do pai. Davi beirava 70 anos de idade; por já estar velho, frágil e enfermo seu filho intentou tomar-lhe o trono; e, para isso conseguiu adeptos. Além de Absalão, é a segunda vez que um filho de Davi apronta assim com ele (I Reis 1:1-10).

Os planos de Deus não são ofuscados por ambiciosos petulantes. Servos de Deus interferem na história para impedir que a vontade humana faça estrago na vontade de Deus. O profeta Natã agiu rapidamente para garantir o lugar de Salomão no trono.

Na teologia do livro de Reis, nota-se que o plano de Deus para o governo israelita possuía três ofícios:

• Um rei para governar a nação de Israel.
• Um sacerdote para aproximar-se de Deus como representante do povo.
• Um profeta para representar a Deus perante o povo.

A rebelião de Adonias foi frustrada pela ação do profeta Natã. Embora Salomão não estivesse entre os filhos mais velhos de Davi e fosse filho de Bate-Seba, a ex-mulher de Urias, a graça de divina o escolhera para continuar a monarquia israelita. Antes do nascimento de Salomão, Deus já havia declarado a Davi que esse filho seria o próximo rei de Israel (I Reis 1:13, 17, 28-31; I Crônicas 22:9-10).

Um profeta (Natã), um rei (Salomão), e um sacerdote (Zadoque) se dispuseram a cumprir a vontade de Deus. A ação deste trio levou ao ambicioso e orgulhoso Adonias a frustração em sua festa de celebração; mas, os que estavam ao lado do plano de Deus, se alegraram (I Reis 1:32-53).

Ambiciosos e orgulhosos não se agradam da vontade de Deus. Pois a vontade de Deus frustra seus gananciosos planos. Porém, mesmo havendo muitos Adonias na igreja do tempo do fim, a história é regida pelo Soberano do Universo! Portanto, temos motivos para reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...