quarta-feira, 12 de outubro de 2022

2Samuel 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2Samuel 5
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 5 – Deus usa o tempo para desenvolver características especiais em nós. Paciência amadurece com o passar do tempo, estando intimamente relacionada com confiança em Deus, ciente de que Ele está no comando de tudo e age no tempo e do jeito certos.

Paciência acontece melhor em situações complexas, difíceis e desafiadoras. Foi nessa escola que Davi estudou, até finalmente assumir o reino em todo o Israel. Com 30 anos de idade ele assumiu o trono (II Samuel 5:1-5).

Com Deus, coisas incríveis e espetaculares podem acontecer frente a situações dificílimas. Quando tudo indicava ser impossível conquistar os jebuseus na fortaleza de Jerusalém, os homens de Davi a conquistou; vindo a tornar-se a capital israelita, e cidade de Davi. Depois disso, para tranquilizar Davi, Deus confirmou seu reino inclusive fora das fronteiras de Israel com os presentes do rei de Tiro. Contudo, Davi aderiu aos costumes pagãos quanto à poligamia (II Samuel 5:6-16). Mesmo assim, Deus concedeu-lhe vitórias; das quais extraímos preciosas lições:

• Às vezes, ao consultar a Deus, recebemos Seu consentimento diante de decisões que exige determinada ação. Na tentativa dos filisteus de prendê-lo, Davi consultou a Deus, recebendo aprovação para lutar ciente da vitória, a qual foi miraculosa (II Samuel 5:17-21).

• Outras vezes, ao consultar a Deus, receberemos além de consentimento, instruções quanto ao quê fazer diante de certas situações semelhantes. Nem sempre Deus age da mesma forma, precisamos estar bem atentos às Suas respostas, as quais diferem de uma situação a outra. Quando outros filisteus marcharam e se espalharam pelo vale de Refaim, ao consultar a Deus, Davi recebeu indicações específicas sobre como agir. O resultado foi surpreendente (II Samuel 5:22-25).

Nossas atividades diárias são compromissos essenciais na vida. Sendo que não fomos feitos para a ociosidade, o trabalho é fundamental a cada ser humano. Independente daquilo que fazemos e da época em que vivemos, enfrentaremos situações adversas.

Conquanto, Deus precisa estar acima de nossas ações e decisões, inclusive de nossa profissão. Jamais podemos colocar nada acima de Deus, inclusive nosso trabalho deve ser submetido a Ele. Portanto, devemos consultá-lO sempre para agir, como Davi fazia. Disso dependerão os resultados miraculosos daquilo que fazemos!

II Samuel 5 incentiva-nos a reavivarmos espiritualmente no trabalho, buscar orientações, e... confiar no sucesso divino! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...