segunda-feira, 10 de outubro de 2022

2Samuel 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2Samuel 3
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 3 – Sentimentos de ofensa, orgulho ferido, sede de vingança geralmente promovem comportamentos inadequados, dignos de repreensão. Como Davi repreendeu o vingativo Joabe por ter matado Abner que havia matado seu irmão, o texto sagrado nos repreende também em pleno século 21, que, deveríamos estar mais amadurecidos e desenvolvidos, mas estamos piores do que as pessoas do passado.

O contexto da vingança descrita no capítulo aconteceu quando Davi começava seu reinado; a situação era extremamente desafiadora para o novo rei.

“O sepultamento de Abner foi acompanhado de honras públicas. Exigiu-se que o exército, com Joabe à sua frente, tomasse parte nos atos de lamentação, com vestes rotas e vestidos de saco. O rei manifestou sua dor, observando um jejum no dia do sepultamento; acompanhou o séquito fúnebre como o principal pranteador; e junto à sepultura pronunciou uma elegia que era uma censura cortante aos assassinos... O magnânimo reconhecimento por parte de Davi, com relação a um que fora seu inimigo atroz, conquistou a confiança e a admiração de todo o Israel [as 11 tribos que ainda não haviam aderido ao seu governo]”, explica Ellen White.

Vingança não caracteriza àquele que coloca em Deus Sua confiança. Como Davi, o crente dependente do Senhor é longânimo, deixando que Deus administre as injustiças sofridas; não agem como Joabe, fazendo justiça com as próprias estratégias.

Abner havia ido até Davi em paz; entretanto, por que Deus permitiu que depois fosse traído e assassinado? “Abner tinha sido sincero em seus oferecimentos e representações a Davi; todavia seus intuitos eram vis e egoísticos. Opusera-se persistentemente ao rei por Deus designado, na expectativa de conseguir honra para si. Era o ressentimento, o orgulho ferido, e a paixão o que o levou a abandonar a causa que durante tanto tempo havia servido; e, desertando para Davi, esperava receber a mais alta posição de honra e serviço. Se ele tivesse sido bem-sucedido em seu propósito, seus talentos e ambição, sua grande influência e falta de piedade teriam feito perigar o trono de Davi e a paz e prosperidade da nação”, destaca White.

Os planos divinos em nossa vida parecem demasiado complexos; contudo, devemos esperar e confiar que Deus tirará os obstáculos do caminho. Precisamos ter fé que Ele conduzirá nossa história! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...