sexta-feira, 21 de outubro de 2022

2 Samuel 14 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Samuel 14
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 14 – A complexidade da vida requer sabedoria para não tornar a existência numa constante frustração e aflição. Há complicações em decisões e ações quando erramos que paralisam nossas percepções.

Isso aconteceu a Davi, quando seu filho Absalão matou seu outro filho Amnom por ter violentado sua filha Tamar. Davi colhia os amargos frutos do adultério com a mulher de Urias.

Baseando-se na estratégia certeira do profeta Natan, Joabe mandou buscar uma mulher sábia para convencer Davi a aceitar a Absalão que havia fugido após o fratricídio (II Samuel 14:1-20). Conquanto o profeta despertou o sentimento de Davi contra seus sentimentos, a astuta mulher despertou os sentimentos dele contra sua consciência. Embora a mulher esperta de Tecoa influenciou fortemente a Davi, essa experiência não chega nem perto da busca de Saul pela diabólica feiticeira de En-dor (I Samuel 28).

A astúcia da mulher convenceu Davi a receber de volta ao filho assassino que fizera justiça com as próprias mãos. Davi reconheceu que Joabe estava por trás de toda aquela armação estratégica da mulher. E, convencido racionalmente, mas com o coração endurecido, Davi concedeu apenas meio perdão e Absalão retornou; contudo o rei o impediu que estivesse em sua presença por dois anos, o que irritou profundamente a Absalão – o qual conclui ter sido pior ter vindo a Jerusalém do que ter ficado em Gesur!

Inclusive, “na opinião popular, Davi foi indevidamente severo ao tratar o filho, e o povo gradualmente foi atraído para Absalão” (CBASD). Após Absalão vingar-se de Joabe queimando a plantação dele por não interferir na questão junto ao rei, Joabe falou com Davi, aproximando pai e filho (II Samuel 14:21-33).

Resoluções forçadas acarretam maiores problemas. Davi foi forçado pela argumentação lógica da mulher de Tecoa a receber de volta a Absalão; depois, Joabe foi forçado a falar com Davi devido à pressão de Absalão. Assim, o problema se distanciava cada vez mais da solução.

Mais que autocontrole, precisamos ser regidos pelo Espírito Santo; nossos sentimentos e raciocínios lógicos não nos darão soluções reais, apenas soluções paliativas para nossos problemas. Nossas tentativas de acertos dão erradas quando desprezamos a Palavra de Deus (II Samuel 12:7-11).

Carecemos da obra divina em nosso coração diariamente caso queiramos evitar ou resolver problemas familiares! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...