sexta-feira, 7 de outubro de 2022

1 Samuel 31 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 31
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 31 – Antes de suicidar-se, Saul viu seus filhos serem mortos. Depois, atingido por flechas inimigas, visualizando seu fim, o rei pediu ao seu escudeiro para matá-lo; o qual, apavorado, se negou atender tal exigência.

Desesperado, sem querer ser morto por filisteus, Saul jogou-se na própria espada. Iludido com a ideia de que suicidando seria menos vergonhoso, não imaginou que os filisteus aproveitariam a oportunidade de humilhá-lo: Cortaram sua cabeça, pegaram suas armas e proclamaram sua morte nos templos de seus ídolos e ao povo; além de colocarem suas armas no templo de Astarote e pendurarem seu corpo no muro de Bete-Seã (I Samuel 31:1-10).

Graças à bondade dos habitantes de Jabes-Gileade, o livro não encerra com notas tão sombrias e deprimentes. Homens corajosos “baixaram os corpos de Saul e de seus filhos do muro de Bete-Seã e os levaram para Jabes, onde os queimaram. Depois enterraram seus ossos debaixo de uma tamargueira em Jabes e jejuaram durante sete dias” (I Samuel 31:11-13). Pessoas bondosas fazem grandes obras!

O capítulo apresenta dois suicídios movido por desespero: Saul e seu escudeiro. E quatro cremações: Saul e seus três filhos.

Jônatas poderia ter um fim muito diferente, não fosse a rebeldia do pai, que mergulhou fundo na desgraça ao consultar uma feiticeira. Da atitude dos pais, depende muito o futuro dos filhos. Quem ama seus filhos devem viver com responsabilidade como filho de Deus.

Cremação não é pecado. Jônatas foi bom filho, fiel amigo e temente a Deus, mas morreu em batalha, e foi cremado. Isso não significa que não esteja salvo, diferente de seu pai. A salvação é individual, a ressurreição é sobrenatural!

I Samuel termina com uma história que lembra um fato de seu início. As mortes de Eli e seus filhos equiparam-se às mortes de Saul e seus filhos (I Samuel 4). Nos dois casos, a morte e o fracasso bélico sucederam pelo ataque dos filisteus. Nas duas histórias, pai e filhos morreram no mesmo dia. Nos dois relatos, morreram líderes e muitos membros do povo de Deus. A vitória dos filisteus foi uma tragédia individual – para Eli e Saul, e os filhos de ambos –; contudo, não precisa ser considerada uma tragédia nacional – Deus cuidava de Seu povo preservando Davi! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...