quinta-feira, 6 de outubro de 2022

1 Samuel 30 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 30
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 30 – Deus pode reverter os malefícios de nossas decisões equivocadas em bênçãos quando O buscamos de todo coração. Ao envolver-se com os filisteus e ser dispensado dos planos bélicos deles contra Israel, Davi dava um passo errado atrás do outro. Ao retornar à sua família em Ziclague, as consequências de seus erros tornaram-se visíveis.

Sem chão, sem rumo e sem saber o quê fazer, Davi encontrou o caminho do qual nunca deveria ter se afastado. Ao consultar novamente a Deus, o ungido do Senhor começou a sair do fundo do poço. Deus lhe deu vitória sobrenatural sobre os amalequitas que haviam saqueado sua família e a família de seus soldados (I Samuel 30:1-20).

Davi era imparcial. Quando 200 de seus 600 soldados não acompanharam no contra-ataque aos Amalequitas devido à exaustão física e emocional, e os que foram lhe sugeriram que os bens recuperados não deveriam ser repartidos com os que não lutaram, Davi declarou: “Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós. Quem concordará com o que vocês estão dizendo? A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais” (I Samuel 30:21-25).

Sua parte dos bens tomados dos amalequitas, Davi enviou às autoridades de Judá, Betel, Ramote, Jatir, Aroer, Sifmote, Estemoa, Racal, das cidades dos jarameelitas e dos queneus, Hormá, Corasã, Atace, Hebrom e dos lugares onde Davi tinha passado com seus soldados (I Samuel 30:26-31).

Esses presentes foram como mensagens de Davi, indicando “que Deus o havia feito prosperar contra seus inimigos” (William MacDonald). Deus o estava preparando para assumir o trono que a morte de Saul deixaria vago. A providência de Deus não permitiu que Davi lutasse a favor dos filisteus contra Israel (I Samuel 29). Deus cuida de cada detalhe de nossa vida!

A mão divina está por trás de nossas frustrações, mesmo quando falhamos e não a percebamos. Até mesmo quando não buscamos Sua orientação, Deus está por trás de cada situação. Mas, quando O buscamos, até as consequências de nossas negligências podem ser revertidas em bênçãos.

Os planos de Deus acontecem apesar de nós; portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...