domingo, 2 de outubro de 2022

1 Samuel 26 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 26
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 26 – Deus poupou Saul de morrer, e Davi faz o mesmo pela segunda vez. Deus poderia ter tirado a vida de Saul assim que Davi fora ungido por Samuel; porém, o deixou vivo durante vários anos. Davi teve sua segunda grande chance de acabar com Saul, mas preferiu prezar pela misericórdia e graça, antes que pela vingança e desgraça.

Abisai e Davi foram à noite ao acampamento de Saul enquanto todos dormiam. Abisai se prontificou a cravar Saul com a própria lança, acreditando que era providência divina; entretanto, Davi não lhe permitiu. Pois, confiou na ação direta de Deus antes que em suas decisões. Apenas pegaram a lança e o jarro com água do rei, e se foram (I Samuel 26:1-12).

Da mesma forma que usou o pedaço da roupa de Saul na primeira oportunidade de matá-lo, Davi usou a lança e o jarro de água para conduzir o rei implacável à reflexão de suas ações perversas, irracionais. Desta vez, Saul reconheceu ter agido como tolo, alegando ter cometido grande erro causando enorme angústia a Davi (I Samuel 26:13-25).

Saul também fez uma declaração profética: “Seja você abençoado, meu filho Davi; você fará muitas coisas e em tudo será bem-sucedido”. Escatologicamente, “assim também os inimigos do Davi Maior, o Senhor Jesus, precisam professar sua integridade e triunfo (cf. Mt 27:24; Fl 2:10)”, concluiu Merrill Unger.

Àquela altura da maturidade, Davi aprendera a confiar mais no cuidado divino. “Como consequência de Em-Gedi e do encontro com Nabal, Davi entendeu que Deus cuidaria dele”, observou Kenneth Mathews. Além disso, até mesmo Saul amadureceu nessa questão; pois, “ele acreditou que se Davi havia poupado o ungido do Senhor, o Senhor, por sua vez, livraria Davi”. Por conseguinte, “Saul confessou pela segunda vez que Davi triunfaria (26:13-25; cf. 24:20” (Idem).

Devemos ter ciência que Deus está atento a tudo o que acontece no mundo. Não importa quão importante alguém seja, ou o alto cargo que ocupe, Deus é Soberano e está acima de tudo e de todos (I Samuel 26:12).

Não importa o quanto é feito visando impedir os planos de Deus, ninguém poderá interceptá-lO. Em Sua misericórdia, Ele limita a atuação do mal; nós devemos confiar em Sua administração. Ele está no controle!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...