quinta-feira, 29 de setembro de 2022

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica - 1 Samuel 23
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 23 – O pior da vida é cair no fundo do poço por não confiar plenamente em Deus, sem aprender nada com a terrível experiência da negligência.

Com Davi devemos aprender que, resolver problemas conforme nossa estratégia desencadeia outros problemas.

O tempo da unção ao trono foi necessário para o amadurecimento físico, emocional e espiritual de Davi. Por mais piedosos que sejamos, temos altos e baixos espirituais. As lições apreendidas quando estamos nas profundezas da aflição elevam-nos à alegria e satisfação providas pelo Deus que têm sempre soluções para todas as situações.

Porém, nossa fraqueza espiritual geralmente nos faz titubear na confiança em Deus. “Na vida do cristão, todo dia é dia de aprender e amadurecer. Os desafios da espiritualidade trazem algo como uma espécie de experiência necessária”, deste modo, “não resta dúvida de que ninguém é forte o tempo todo. Qual o problema de reconhecer que nem sempre as coisas funcionam direito no relacionamento com Deus? Como todo cristão maduro sabe, há dias em que a crise espiritual aparece sem pedir licença. Por outro lado, em alguns casos, a fraqueza pode estimular o cristão a buscar uma fé que não suspeitava possuir” (Fernando Beier).

Um aprendizado oriundo do amadurecimento de Davi em suas dificuldades foi dar atenção aos ministros de Deus. Neste quesito, Davi difere grandemente de Saul. Enquanto ele aprendia a honrar aos servos de Deus procurando-os para obter orientações divinas (I Samuel 23:1-4, 9-12), Saul mandou matar 85 sacerdotes do Senhor (I Samuel 22:18-19).

Observe que, “a caverna escura de Adulão era um ambiente muito diferente das colinas da Judéia onde Davi cuidava das ovelhas de seu pai e desfrutava de um relacionamento íntimo com o seu Criador. A caverna produzia uma atmosfera que envolvia a escuridão que capturava sua própria alma. Mais uma vez a luz da revelação de Deus brilhou na vida de Davi, trazendo-lhe um sentimento de segurança interior. O brilho do amor e do zelo de Deus dissipou o profundo medo que ele sentia e o ajudou a redirecionar seus pensamentos bizarros. Davi voltou a confiar em Deus, em vez de fiar-se de sua própria capacidade e habilidades, e a encarar os problemas a partir da perspectiva divina” (Gene Getz).

Reavivemo-nos diante de desafios da existência! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...