sábado, 10 de setembro de 2022

1 Samuel 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 4
Comentário Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 4 – Os acontecimentos deste capítulo não pegaram Deus de surpresa. Na verdade, Deus sempre está no controle; por isso, antes de acontecer Ele já havia previsto por duas vezes:

• Uma através de um profeta anônimo (I Samuel 2:27-36); e,
• Outra, através de uma voz infantil (I Samuel 3:11-17).

A morte de 34.000 soldados, o roubo da arca, a morte dos sacerdotes Hofni e Finéias só apavoraram a Eli e sua nora, porque ignoraram a Palavra de Deus.

Contudo, nem tudo está perdido! Não existe ocasião tão deplorável que faça Deus abandonar Seu povo para sempre. Pois, não existe situação tão complicada que Ele não possa reverter e promover um grandioso reavivamento e uma maravilhosa reforma espiritual.

Certamente, não há espiritualidade tão morta que Deus não possa despertá-la e restaurá-la. Ele é o poderoso dono de Sua amada Igreja.

Na carência de espiritualidade, Deus pode suscitar alguém para realizar impressionantes mudanças. Em tempos de grande declínio espiritual e apostasia da igreja, Deus pode miraculosamente levantar alguém para erguer uma sociedade corrompida, imoral e pervertida. Em épocas de decadência religiosa e social, Deus não fica indiferente aos Seus remanescentes.

Para despertar Seu povo, Deus precisa encontrar alguém disponível. Embora com doze anos de idade, “Samuel ainda não conhecia o Senhor” (I Samuel 3:7), sua disposição de submeter-se a Deus e desenvolver dependência dEle foi tão grande que tornou-se um divisor de águas na história sagrada. Samuel encerrou o período dos juízes na história de Israel e encabeçou a ordem dos profetas, vindo a tornar-se destaque no Novo Testamento (Atos 3:24; 13:16-20; Hebreus 11:30-34).

Deus elabora estratégias quando o pecado parece triunfar; Ele prepara um remanescente para atuar em prol de poderoso reavivamento espiritual, e conduz Seu remanescente para uma missão muito importante no mundo. Assim, “enquanto Samuel crescia, o Senhor estava com ele e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. O Senhor continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de Sua Palavra. E a palavra de Samuel [ou de Deus através de Samuel] espalhou-se por todo o Israel” (I Samuel 3:19-4:1).

Espalhe a Palavra de Deus para que haja reavivamento! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...