segunda-feira, 26 de setembro de 2022

1 Samuel 20 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 20
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 20 – Deus cuida de Seus servos! Detalhes entre os perigos da existência indicam providência da Onipotência.

É um milagre divino na vida de Davi que o filho de seu pior inimigo tornou-se seu melhor amigo. Jônatas era filho do maquiavélico rei Saul. Na ordem natural das coisas, ele daria continuidade à monarquia israelita; porém, aceitou a soberania divina na escolha de Davi.

Como amigo íntimo de Davi, Jônatas o protegeu da louca ambição assassina de seu pai. Por ironia, enquanto Saul estava obcecado por matar seu inimigo, o filho do ávido assassino corria risco de morte para preservar a vida do inimigo de seu próprio pai.

Além de poder contar com um nobre amigo nas horas difíceis da vida, é importante possuir uma consciência livre do peso da culpa. Davi não buscava aliado para sustentar um erro ou estratégia perversa; pelo contrário, Davi não havia maquinado nenhum mal contra Saul; todas as suas ações visavam ajudar e promover seu bem, ajudando-o em tudo (I Samuel 20:1-16).

“A certeza de sua consciência sustentou Davi na hora da provação. Uma consciência limpa pode compensar qualquer coisa neste mundo. Aqueles que sustentam inveja dos ímpios, que se permitem desfrutar os prazeres do pecado, devem se lembrar que esses prazeres são pagos com horas de remorso e aversão a si mesmos. Muitos que beberam da fonte poluída da Terra dariam tudo o que têm para desfazer o passado e apagar a mancha vil de sua vida. Em contrapartida, os que podem olhar para Deus e para Seus semelhantes com a consciência livre de ofensas são pessoas mais felizes. Talvez possuam poucas vantagens materiais, mas têm um tesouro que nem mesmo toda a riqueza do mundo seria capaz de comprar (ver 1Pe 3:13-17)”, aplica o Comentário Bíblico Adventista.

Pessoas como Saul que buscam interesses egoístas fazem da vida alheia um inferno, ainda que pessoas como Davi tenham a consciência limpa. E pessoas como Jônatas, que se submetem a Deus, são altruístas; e, posicionam inclusive contra a família quando precisam defender o que é certo e a quem faz a coisa certa (I Samuel 20:17-43).

Nossa sociedade deprimente carece muito de mais pessoas como Jônatas e Davi, e menos de pessoas como Saul. Façamos a diferença! Busquemos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...