domingo, 25 de setembro de 2022

1 Samuel 19 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 19
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 19 – O Espírito Santo está atuando no mundo, mas também existem muitos espíritos malignos infernizando a vida da humanidade.

Observe que, após todas as estratégias de prejudicar Davi fracassaram no capítulo anterior, I Samuel 19 indica que Saul pediu ajuda do filho Jônatas (que era amigo de Davi) em seu intento de matá-lo; depois, astutamente, tentou cravar Davi na parede com sua lança; sem obter sucesso, organizou estratégia para matá-lo enquanto dormia; porém, também não deu certo. Diante dessa orquestração assassina, Davi refugiou-se com o profeta de Deus.

Nessa altura da leitura das Escrituras é possível notar a atuação do Espírito Santo descrito desde Gênesis 1:2. Além de ser citados em outras ocasiões de Gênesis a Juízes, como se vê no caso de Gideão (Juízes 6:34), Jefté (Juízes 11:29) e Sansão (Juízes 14:6, 19; 15:14), em I Samuel ele é essencial na execução dos planos divinos entre os seres humanos. “O Espírito do Senhor veio sobre Saul e Davi após terem sido ungidos como reis (1Sm 10:10; 16:13). O poder do Espírito Santo trouxe profecia (1Sm 10:6) e vitória na batalha (1Sm 11:6)” observa John MacArthur.

Por outro lado, assim como em Juízes, “Deus enviou um espírito maligno entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém, e estes agiram traiçoeiramente contra Abimeleque” (Juízes 9:23); também, em I Samuel 19:9, Saul possuiu o mesmo espírito desses pagãos; “um espírito maligno mandado pelo Senhor apoderou-se de Saul quando ele estava sentado em sua casa, com sua lança na mão” ao tentar cravar Davi na parede.

O verbo indica ação divina devido a que a operação do espírito mal só pode atuar quando Deus permite, quanto retira Seu Espirito Santo (I Samuel 16:14). No entanto, até mesmo possuído de espíritos demoníacos, o poder do Espirito Santo continua agindo soberanamente para que as formas satânicas não façam estrago total nos planos divinos (I Samuel 19:18-24).

Quando em Apocalipse 7:1-3 diz que ao soltarem os quatro anjos os quatro ventos que estão segurando, significa que o Espírito Santo se retirará da Terra; porém, não dos fieis remanescentes, estes serão poderosamente protegidos por Cristo até a consumação dos séculos (Apocalipse 18:1; Mateus4 28:20; Efésios 1:13-14).

Precisamos distinguir o Espírito Santo dentre os espíritos demoníacos, e reavivarmo-nos no Espírito certo! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...