sexta-feira, 16 de setembro de 2022

1 Samuel 10 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 10
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 10 – Carecemos de ajuda sobrenatural para viver os planos divinos. Somos extremamente limitados física, emocional e espiritualmente. Nossa pecaminosidade limita-nos ainda mais. Somos cheios de defeitos, com inclinações voltadas mais para o mal do que para o bem.

A Bíblia revela-nos que temos o Espírito Santo à nossa disposição, para atuar em nossa vida; desde o período do Antigo Testamento foi assim, e continua sendo assim. Somente por Sua atuação é que podemos ser o tipo de instrumento que Deus espera que sejamos em Suas mãos.

Observe que o profeta Samuel ungiu um jovem tímido para inaugurar a monarquia israelita, e precisou mostrar ao imaturo Saul três sinais, garantindo a aprovação divina (I Samuel 1:1-13):

• As jumentas procuradas foram encontradas.
• Três homens subiam para adorar em Betel, quando um deles ofertaria dois pães para ele; e,
• Um grupo de profetas encontraria a Saul em Gibeá-Elohim – o outeiro de Deus, felizes por terem adorado. Nessa ocasião, o Espírito Santo Se apossaria de Saul. O qual se uniria aos profetas, para profetizar com eles; então, seria mudado em outro homem.

Além de toda essa confirmação sobrenatural, o jovem que procurava jumentas mas encontrou um reino teve sua unção secreta confirmada publicamente; desta forma, Saul foi duplamente ungido. “Por causa desse costume, o rei de Israel passou a ser conhecido como ‘o ungido’ (heb. Messiah)” (Kenneth Mathews). Todavia, nesse evento público, Saul estava timidamente escondido entre bagagens.

Mesmo sendo conduzido pelo profeta, ouve oposição por alguns vadios à escolha feita por Deus (I Samuel 10:14-27).

Desse relato, note as seguintes lições:

• Precisamos que o Espírito Santo nos liberte de nós mesmos; o cumprimento do plano divino só acontece quando Deus muda nosso coração. Como somos limitados e o pecado arruinou nossa capacidade física, mental e espiritual, carecemos de Sua atuação direta em nosso coração.
• Apesar de pecadores, o Espírito Santo age em nós para, então, agir através de nós. Assim, podemos ser elevados para além de nossas limitações, para às nobres ações em prol do Reino de Deus.
• A mudança operada pelo Espírito Santo impacta, embora possa haver oposição; o provérbio popular “Saul também está entre os profetas?” foi utilizado para expressar surpresa quando alguém desprovido de prestigio e valor torna-se rapidamente importante.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...