segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Juízes 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - Juízes 10
Comentário Pr Heber Toth Armí

JUÍZES 10 – Deus anseia intensamente por relacionamento apaixonado com Seu amado povo.

Em três encontros em Juízes, Israel é incentivado a ser inteiramente fiel à aliança realizada por Deus:

• “Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento dar a seus antepassados. Eu disse: Jamais quebrarei a minha aliança com vocês. E vocês não farão acordo com o povo desta terra, mas demolirão seus altares. Por que vocês não me obedeceram?” (Juízes 2:1-2).

• “Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão. Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles. E também disse a vocês: Eu Sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos” (Juízes 6:8-11).

• “Quando os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus, os sidônios, os amalequitas e os maronitas os oprimiram, e vocês clamaram a mim, eu os libertei das mãos deles. Mas vocês me abandonaram e prestaram culto a outros deuses. Por isso não os livrei mais. Clamem aos deuses que vocês escolheram. Que eles os livrem na hora do aperto!” (Juízes 10:11-14).

A fidelidade de Deus sempre contrasta com a infidelidade de Seu povo. É nítida é a insistência de Deus por relacionar-Se com Seu povo infiel: Perseverantemente o chama, apelando pelo retorno (Isaías 55:7; Miqueias 7:18-20; Malaquias 3:7). É por amar a Seu povo e desejar-lhe o bem que Deus levantou libertadores diante do clamor dos oprimidos, mesmo ardendo em ira devido à descarada infidelidade do povo (Juízes 10:6-18). Quanta misericórdia!

O escritor apresenta 12 juízes; 6 deles receberam descrição maior, e são: Otoniel (Juízes 3:7-11); Eúde (Juízes 3:12-30); Débora (Juízes 4:1-5:31); Gideão (Juízes 6:1-8:35); Jefté (Juízes 10:6-12:7); e, Sansão (Juízes 13:1-16:31). E, os outros 6, são citados rapidamente: Sangar, Tolá, Jair, Ibsã, Elom e Abdom (Juízes 3:31; 10:1-5; 12:8-15).

Apesar das desgraças da apostasia, Juízes também revela o poder da fé e da oração. O livro de Hebreus menciona que os juízes atuaram por meio da fé em Deus, por isso são considerados na galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:32-34).

Coloquemo-nos à disposição de Deus para agir com fé como Seus instrumentos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...