quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Josué 15 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 15

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 15 – Pagãos podem experimentar a conversão plena e desfrutar de bênçãos completas de Deus para Seu povo.

Calebe não era israelita, mas representou a tribo de Judá. Essa tribo era de suma importância, pois dela viria os reis do povo de Deus; e, por fim, o Messias. Mesmo sendo estrangeiro, Calebe tornou-se parte da mais importante tribo israelita; assim como Raabe, que casou-se com Salmon que é “descendente de Judá por meio de Perez, Esrom e Rão, ancestral de Davi (Rt 4:18-21; 1Cr 2:11; Mt 1:4; Lc 3:32)”, o qual “de acordo com Mateus 1:5, [foi o] marido de Raabe”, observa o Dicionário Bíblico Adventista.

Não apenas Calebe e Raabe eram os estrangeiros convertidos a fazerem parte da tribo especial de Israel. Note que, quando Calebe preocupou-se com um bom casamento para sua filha Acsa, desejou que tivesse sua mesma ousadia frente aos desafios da vida. Por isso disse: “Darei minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer” (Josué 15:15). Quem se prontificou, conquistou e casou-se com sua filha foi seu irmão/sobrinho Otoniel. “Acsa, a exemplo do pai, era zelosa pelas promessas de Deus”, observou Kenneth Mathews. Diante de seu interesse, “Calebe lhe deu as fontes superiores e as inferiores” (Josué 15:16-20).

Otoniel “demonstrou sua coragem mais uma vez ao derrotar Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, que havia oprimido os israelitas ao longo de oito anos. Sua vitória proporcionou 40 anos de paz a seu país, e ele se tornou o primeiro dos juízes [do povo de Deus] (Jz 3:8-11)” (Dicionário Bíblico Adventista).

O livro de Josué mostra-nos que nem a Bíblia nem Deus são exclusivistas. Josué 15 mostra-nos que, ainda que a Terra Prometida, as tribos e os clãs tivessem limites geográficos, a salvação outorgada por Deus desconhece limites. 

• Todo aquele que quiser, pode fazer parte do povo de Deus e participar de todos os privilégios que Deus concede a Seu povo.

A estratégia primária de Deus não era conquistar territórios geográficos, mas através do território ter um povo que conquistasse o mundo para Seu plano de salvação. 

• Atualmente, a igreja de Deus está espalhada pelo mundo para convidar a humanidade a fazer parte de Seu povo, para que participe das preciosas bênçãos providas por Cristo na cruz! 

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...