segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Josué 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 13

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 13 – O livro de Josué é profundamente instrutivo. Observe atentamente o seguinte paralelo:

• Raabe era prostituta e se salvou por render-se ao Deus verdadeiro (Josué 2:1-24); Balaão era profeta de Deus, mas se perdeu, por render-se aos encantos deste mundo (Josué 24:9-10; Números 22:1-25:18). 

• Raabe preferiu à graça de Deus e firmou-se na certeza da proteção divina (Josué 6:23-26); Balaão, em contrapartida, preferiu à desgraça do pecado e inclinou-se para suas ilusões de segurança e proteção (2 Pedro 2:15-16). 

• Raabe é o ícone de conversão genuína (Tiago 1:25-26); Balaão, o ícone da apostasia que resulta em ruína (Números 31:8, 16). 

• Raabe casou-se com um príncipe do povo de Deus, entrando assim para a genealogia do Messias (Mateus 1:5); Balaão caiu do status de profeta para o status de adivinho (Josué 13:22). 

• Raabe representa os salvos da galeria da fé, o remanescente fiel (Hebreus 11:31); Balaão torna-se referência de falsas doutrinas dos últimos dias (Judas 11; Apocalipse 2:14).

Assim como Acã, Balaão apostatou-se, vindo a perder a vida nesta terra e a vida eterna. O mesmo aconteceu aos habitantes de Canaã, que não seguiram os passos de Raabe. 

Em Josué 13, após relativa conquista do território em geral, Deus orientou Josué a distribuir a terra conquistada. Josué estava velho; já havia feito muita coisa. A partir dali, as tribos deveriam continuar expandindo seus territórios. A luta não deveria cessar.

O Comentário Bíblico Adventista alega que “o método antigo de conquista pode ser usado para ilustrar uma verdade espiritual”. Por exemplo:

• Na acirrada luta cristã, podem restar muitas batalhas contra o pecado a ser travadas, mesmo depois de muitos anos de guerra.

• Após avançar na missão evangelística nalgum lugar, ainda pode haver muito território da verdade para ser ocupado. 

• Depois de várias pesquisas e estudos, nunca se esgota todo o conhecimento sagrado que Deus deseja ensinar por meio de Sua Palavra, e que será proveitoso ao crente. Muitos cristãos correm o risco de depender das conquistas de algum “Josué”, em vez de fazer novas explorações por si mesmos nas minas da verdade.

A idade avançada nunca deve ser sinal para parar de avançar nos planos de Deus. Tanto Moisés (Josué 13:14-33) quanto Josué (Josué 13:1-13) deixam essa verdade bem clara perante nossos olhos. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...