quinta-feira, 28 de julho de 2022

Josué 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 9

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 9 – A submissão a Deus é um aprendizado constante, que muitas vezes experimenta falhas. Depender de Deus constantemente é o maior desafio do ser humano que luta contra o orgulho, o egoísmo, a vaidade e a independência inata do coração corrompido pelo pecado.

Embora sendo líder experiente, preparado e escolhido por Deus, Josué era como qualquer outro ser humano, finito, frágil e carente da graça celestial diante de suas falhas. Ainda que grandes personagens possam ter virtudes, acontece de ter momentos de fraquezas. 

Em Josué 9, como líder do povo de Deus, Josué tomou decisão errada, embora parecia perfeitamente correta. Isso porque Deus não foi consultado. Os gibionitas maquinaram um engano, e Josué caiu facilmente na estratégia do inimigo.

A virtude de Josué se nota quando não comete um erro para consertar outro. Ele não ataca os gibionitas nem desfaz o acordo. Ele honra o acordo feito, mesmo que foi baseado no engano. O temor a Deus faz com que Seus servos resolvam erros com acertos. Foi assim que os gibionitas foram protegidos pelo exército do povo de Deus e se tornaram “lenhadores e carregadores de água para a comunidade e para o altar do Senhor, no local que o Senhor escolhesse” (Josué 9:26-27).

Ainda que sejamos experientes e maduros espiritualmente, não deixemos de consultar a Deus diante de decisões aparentemente óbvias. O inimigo é tão astuto que se preocupa com cada detalhe visando enganar; além das vestes envelhecidas, bolsas remendadas e comidas secas e mofadas, parece que os gibionitas agiram baseando-se numa revelação de Deus a Moisés: As nações distantes de Canaã deveriam ser poupadas (Deuteronômio 7:1-2; 20:10-18). Todos os detalhes para enganar pautaram-se nesta orientação divina!

• O enganador pode usar a Bíblia para iludir o povo da Bíblia!

• Mal utilizada, a Palavra de Deus torna-se instrumento do inimigo (Lucas 4:9-12).

O inimigo de Deus levanta líderes espirituais operando milagres como os verdadeiros servos de Deus (Mateus 7:22-23; 24:24). No tempo do fim, um poder falará como cordeiro tentando se passar por Jesus, o Cordeiro de Deus, e realizará “grandes sinais, chegando a fazer [como o profeta Elias] descer fogo do Céu a Terra” para “enganar os habitantes da Terra” (Apocalipse 13:11-14). 

Para não sermos enganados, consultemos incessantemente a Deus! Precisamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...