quarta-feira, 20 de julho de 2022

Josué 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 1

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 1 – Todo o Pentateuco preparou a nova geração de fieis para entrar na Terra Prometida. Nessa reta final, Deus escolheu Josué, um brilhante general, um líder diferente de Moisés, um fiel mordomo do legado de Seu antecessor; o qual prontamente foi aceito pelo povo!

Josué não era um novato inexperiente. Ele já havia conduzido o povo de Deus à vitória contra os amalequitas durante o êxodo (Êxodo 17:8-13); ou seja, cerca de 40 anos antes de assumir a liderança. Agora, o plano de ataque consistia em entrar na tão esperada Terra Prometida.

O desafio era gigante. Os problemas eram titânicos. Os passos na direção de Canaã despertavam sentimentos medonhos. Humanamente, conquistar fortificações com gigantes, era impossível. Qualquer estratégia não era apenas arriscada, mas estava fadada ao fracasso. Porém, não sob a regência do Deus do impossível.

“Não há guia melhor do que Deus. Se os homens andarem no caminho que Deus lhes tem indicado terão um conselheiro cuja sabedoria está muito acima da sabedoria humana. Josué foi um sábio general porque Deus era seu Guia. A primeira espada que Josué usou foi a espada do Espírito, a Palavra de Deus”, observa Ellen White e, depois adverte: “Que aqueles que lidam com grandes responsabilidades leiam o primeiro livro de Josué” (CBASD, v.2, p.1095).

O caminho da vitória passa pelo estudo genuíno da Palavra de Deus, a qual veio a Josué “pouco antes de haver transposto o Jordão (ver Js 1:7-8). Este foi o segredo da vitória de Josué. Ele fez de Deus o seu guia”. “Josué, o comandante de Israel, buscou nos livros de Moisés diligentemente a orientação de Deus – Suas ordens, reprovações e restrições – a fim de não agir sem instrução. Josué temia confiar em sua própria sabedoria” (Idem, 1095-1096).

Josué havia nascido sob o amargor da escravidão egípcia. A libertação provida por Deus o motivava a abraçar o que faltada da promessa divina. Deus escolheu a pessoa certa!

Deus precisa de líderes que:

• Ouçam Sua voz atentamente.

• Estudem Sua Palavra para assimilar à própria vida.

• Liderem o povo através da Bíblia (Lei/Torá).

• Promovam a unidade e harmonia do povo para fazer a vontade de Deus.

Onde a Escritura Sagrada é a única regra de fé e prática, a vitória será certa! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...