domingo, 26 de junho de 2022

Deuteronômio 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Deuteronômio 11

Comentário Pr Heber Toth Armí

DEUTERONÔMIO 11 – Muitas crentes apegam-se cegamente à letra da lei, não à essência dela. A maioria não entra profundamente na revelação e ensina uma religião legalista, fria, apenas exigências e regras. O seguinte texto deve pautar nossa compreensão da mensagem de Deuteronômio:

“Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje dou a vocês” – Quais mandamentos? De amar “ao Senhor, Seu Deus, e servindo-O de todo coração e de toda alma, então”, os resultados virão nitidamente (Deuteronômio 11:13-15).

Note que, em Deuteronômio 10:11-13, há uma pergunta retórica: “Que é que o Senhor, o seu Deus, pede a você, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que ande em todos os Seus caminhos, que O ame e sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o coração e de toda sua alma, e obedeça aos Seus mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje dou a vocês para o seu próprio bem?”.

Em Deuteronômio 6:5-8 o mandamento divino é: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração” – quais palavras? De amar intensa e profundamente ao Senhor. Estas palavras devem estar na mão direita (ação) e na testa (decisão).

Profeticamente, a marca da besta em Apocalipse 13:16 surge com prerrogativas de extinguir a essência da religião verdadeira. A besta “obrigou a todos... a receberem certa marca na mão direita ou na testa”, combatendo assim a mensagem de Deuteronômio.

Decidir amar a Deus (testa) resulta em ação (mãos). “O amor a Deus dará frutos em amor ao próximo. Muitos pensam que é impossível amar ao próximo como a nós mesmos, mas este é o único fruto genuíno do cristianismo”. “O amor é o fundamento da piedade. Qualquer que seja a profissão, ninguém tem verdadeiro amor a Deus se não tiver amor desinteressado ao seu irmão”. “Se amarmos a Deus, porque primeiro nos amou, amaremos a todos por quem Cristo morreu” enfatizou Ellen White (BS, 49, 81-82).

Deuteronômio 11 mostra que revelar o bondoso e gracioso caráter de Deus é a prova de que o fiel O ama de todo o coração – essa é a essência da verdadeira religião! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...