segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Profecias Divinas - Jeremias 49

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Jeremias 49

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Como Jeremias, devemos ser missionário perto e longe de nós!

Aprofundemos neste capítulo!

Matthew Henry observa que “o cálice do furor ainda está ao redor, e todas as nações devem beber dele, conforme as instruções dadas a Jeremias, cap. 25.15”. Após afirmar isto, ele diz que este capítulo coloca o cálice nas mãos:

I. Dos amonitas (vs. 1-6);

II. Dos edomitas (vs. 7-22);

III. Dos siros (vs. 23-27);

IV. Dos habitantes de Quedar, e dos reinos de Hazor (vs. 28-33);

V. Dos elamitas (vs. 34-39).

Em Jeremias 49 temos mais seis nações que recebem profecias divinas. Ao profetizar contra as dez nações, Jeremias atinge cerca de 1,9 milhão de quilômetros quadrados com a mensagem divina.

“As mensagens de Jeremias às dez nações foram feitas com a mesma seriedade com que preparou as mensagens pregadas pessoalmente em Jerusalém. O profeta pronunciou com grande poder e habilidade poética. Ele nunca usou termos vulgares e chavões. Ele fez uso da linguagem com imenso respeito. As palavras eram santas, preciosos presentes tratados com extrema reverência e cuidado”. Estas mensagens “não são trabalhos de segunda categoria, realizados de forma rápida e descuidadas porque eram destinadas a povos estrangeiros”, analisa Eugene Peterson.

• A revelação deixa claro que Deus não tolera orgulho, arrogância e indiferença, mas também que executa Seu juízo tentando salvar os perdidos em todo tipo de pecado.

“A maior parte do texto refere-se sempre ao julgamento. A antecipação da salvação é expressa, em cada exemplo, em uma única linha [ver Jeremias 46:26; 48:47; 49:6; 49:39]. Porém, essas linhas evitam que as mensagens sejam compreendidas como a mera ira vingadora de um julgamento. As afirmações de esperança não estão explícitas em todas as mensagens, aliás, não foram expressas nem mesmo nas mensagens a Israel. O simples fato de estarem ali, porém, demonstra que o julgamento está a serviço da salvação que será de Israel bem como de todas as outras nações. Não existe uma mensagem para o povo de Israel e outra para os estrangeiros. A mensagem bíblica é a mesma para judeus e gentios” (Peterson).

• A mensagem de Jeremias é para mim e para você.

• Não devemos arrogantemente desprezar a mensagem destes últimos capítulos porque foram originalmente direcionadas a amonitas, edomitas, siros, elamitas, etc.

Reavivemo-nos! Compartamo-las! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...